A 3ª Rota do Petisco de Portimão tem início marcado para esta sexta-feira, e entre um acepipe e um doce regional apresenta um verdadeiro cardápio de manifestações culturais e artísticas, com mais de 90 iniciativas, com destaque para a música, a animação de rua, a poesia e as tertúlias, que até 13 de outubro se cruzam com as 70 paragens do roteiro gastronómico.
A animação tem presença assegurada desde o primeiro minuto da Rota do Petisco, com a abertura oficial prevista para as 19h00 de hoje junto à Casa Inglesa, com a participação do músico António Alfarrobinha e a realização de um Flashmob dinamizado pela Associação Dancenema, enquanto que à mesma hora tem início o primeiro dos passeios culturais que se realizarão ao longo desta iniciativa.
A partir das 22h00, a “Festa da Rota” tem lugar marcado para a Taberna Cool 33, onde decorrerá o workshop “Vinho Tinta – Venha aprender a pintar com vinho!”, a primeira de uma série de iniciativas similares, com o apoio da MODO.
De resto, o vinho vai ter uma presença especial no evento e, para além das quatro “Festas da Rota” previstas e que também terão o apoio da CVA - Comissão Vitivinícola do Algarve, são de referir as “Provas de Vinhos Algarvios”, numa organização da CVA e de várias adegas aderentes, bem como os workshops de cocktails que têm a colaboração da Associação Barman Barlavento Arade.
De salientar na animação musical a participação de Afonso Dias, António Alfarrobinha, Ferros & Acordeons, Haja Saúde, Vítor Silva e Miranda e Amigos, sem esquecer os Bailes da Rota onde a música popular será rainha.
Para além disso, haverá os “Passeios Culturais pela Rota”, onde os participantes poderão conhecer outros ângulos e sabores da cidade, numa parceria com a Câmara Municipal de Portimão e o TIPO – Teatro Infantil de Portimão, bem como o “Ensopado de Letras”, constituído por poesia itinerante ao longo das zonas da Rota do Petisco.
Destaque também para as “Rota Talks – Espaços e Memórias”, num total de cinco tertúlias onde os convidados revisitarão espaços emblemáticos e vivências da cidade de Portimão, e para a Rota dos Petiscos em Bici, com a organização da Portimão Cycle Chic.
Nesta edição, os petiscadores são também desafiados a deixar a sua marca na Rota, através de iniciativas como a “Rota da Ilustração”, com o apoio do MODO, e a “Rota das Imagens”, com o apoio de André Mota, que lançam o repto para que todos possam manifestar, em diferentes formas de expressão artística, a sua vivência.
As mais originais e criativas ilustrações, dizeres e imagens da Rota, para além de valerem prémios, vão ainda ser reunidas na exposição “A Minha Marca na Rota”, que estará patente ao público na Casa Manuel Teixeira Gomes em Portimão de 25 de Outubro a 17 de Novembro de 2013.
Com o objetivo de dinamizar o comércio local e dar uma nova vida ao centro da cidade, os estabelecimentos da Rua do Comércio de Portimão foram convidados a aderir à Rota do Comércio, tendo respondido afirmativamente a este repto.
Nestes estabelecimentos, os portadores do Passaporte da Rota do Petisco terão a oportunidade de usufruir de descontos na aquisição dos seus produtos, sendo de referir que enquanto o evento decorrer os mesmos funcionarão às sextas e sábados num horário alargado, até às 22h00.
Um dos segredos que explicam o sucesso desta iniciativa assenta nas diversas sinergias que a Teia D’Impulsos vem estabelecendo, com destaque para a parceria com a Câmara Municipal de Portimão, a que se conjugam os apoios das Juntas de Freguesia de Portimão, Alvor e Ferragudo, Associação de Turismo de Portimão, Região de Turismo do Algarve, Associação de Turismo do Algarve, Comissão Vitivinícola do Algarve e ACRAL – Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve.
Todas as informações sobre a Rota do Petisco de Portimão 2013 podem ser consultadas no sítio da internet
http://www.teiadimpulsos.