A autarquia de Loulé vai avançar com o programa de apoio à beneficiação de rede viária rural e florestal de forma a garantir a circulação de veículos de combate a incêndios e vigilância.
Esta medida tem em vista “colocar em prática as medidas preventivas a adotar para minimizar o impacto dos incêndios no concelho”.
Segundo nota da autarquia, “foi decidido avançar com este programa; uma proposta do Serviço Municipal de Proteção Civil contra o flagelo que são os incêndios florestais, e na sequência de reunião de trabalho promovida por este serviço com os representantes das associações e clubes de caça do Concelho, Guarda Nacional Republicana e Corpo de Bombeiros”.
Os trabalhos a executar “foram validados após a realização de visitas conjuntas com as entidades e os clubes e associações de caça aos locais a intervencionar, inventariando os caminhos prioritários que necessitam de intervenção”.
A mesma nota dá conta de que, “o programa atribui um apoio financeiro dado pela autarquia às associações e clubes de caça para fazer face às despesas das intervenções definidas”.
A Câmara Municipal de Loulé dá a conhecer que, "até à data aderiram 19 clubes e associações, prevendo-se que sejam executados 310 quilómetros de caminhos rurais e florestais no concelho."
Ainda no âmbito da defesa da floreta contra incêndios, a Câmara Municipal de Loulé também tem estabelecidos protocolos com associações e clubes de caça do concelho para aquisição de um kit de primeira intervenção para incêndios florestais, reconhecendo que estas entidades constituem um parceiro de excelência na área da Proteção Civil, nomeadamente na prevenção, dissuasão, alarme e gestão do território florestal deste Município.