Destinado a jovens engenheiros, membros efetivos, com idade até aos 35 anos, inscritos na Ordem dos Engenheiros, em qualquer região do país, o Prémio Inovação Jovem Engenheiro conta com três prémios pecuniários, nos valores de 10.000, 5.000 e 2.500 euros atribuídos para o primeiro, segundo e terceiro classificados, respetivamente, com a possibilidade de serem ainda atribuídos diplomas de menção honrosa.
António Carias de Sousa, presidente da OERS, sublinha a relevância do Alto Patrocínio da Presidência da República para o prémio: “Este apoio institucional eleva o reconhecimento do talento jovem na engenharia a um patamar de importância nacional, crucial para o futuro da profissão e o desenvolvimento de Portugal”. Adianta ainda que “o PIJE reflete o compromisso da OERS ao investir nas novas gerações, incentivando soluções pioneiras”.
Em comunicado, a Ordem dos Engenheiros Região Sul, adianta que o prémio criado em 1990, "tem distinguido projetos que refletem o melhor da nova geração de engenheiros, como soluções pioneiras, sustentáveis e com potencial transformador nos mais diversos setores".
As candidaturas para o Prémio Inovação Jovem Engenheiro encontram-se abertas até dia 31 de dezembro de 2025 e podem ser submetidas aqui. O regulamento pode ser consultado aqui.