Sociedade

365 Algarve destaca Artes Performativas, Cinema e Dança este mês de março

 
O Programa 365 Algarve apresenta as propostas culturais para este mês, evidenciando as artes performativas, o cinema e a dança.

 
Sob o lema de (re)descobrir os ofícios tradicionais, aprender a cidadania e explorar as formas de pertença e de integração, esta programação destina-se a crianças e a adultos.
 
Para os mais novos, o Ventania - Festival de Artes Performativas do Barlavento “traz um vendaval de 10 peças” sobre cidadania global a vários locais de Lagos, Portimão e Sagres (Vila do Bispo), entre 22 e 24 de março.
 
 
 
As histórias que o teatro, a performance, a música, a dança e o circo contam passam pelo movimento que existe nas falésias do Barlavento Algarvio, o envelhecimento, o valor que tem um saco de papel, até ao imaginar como poderia ser a Terra sem água ou um segredo passado pelos avôs, de geração em geração.
 
A sessão de cinema Video Lucem deste mês acontece em Portimão, já a 15 de março, com a exibição de um tesouro do cinema português. Heróis do Mar, de Fernando Garcia (Portugal, 1949, 118 minutos).
 
Com sonoplastia ao vivo a partir do guião original do filme, a exibição de Heróis do Mar é um momento de cinema-performance, com direção e criação da atriz Flávia Gusmão, que homenageia também todos aqueles que viveram a vida árdua da pesca do bacalhau.
 
 
No final de março é a dança que ganha destaque na programação artística 365 Algarve, com a peça Material Men Redux, que se apresenta no dia 23, em Loulé, no âmbito dos V Encontros do DeVIR.
 
De Shobana Jeyasingh, Material Men Redux é um espetáculo que explora, de forma dinâmica e comovente, a violência da perda e da criação de novas formas de pertença e integração.
 
 
Os contrastes de estilo, entre a dança clássica indiana e o hip-hop, são os pontos de partida para uma exploração dinâmica do ritmo, do lugar e da história partilhada.
 
Até 20 de abril, na Galeria do Convento do Espírito Santo, em Loulé, prossegue a exposição de(a)nunciar AleixoHoje, que integra a programação do 365 Algarve na área das artes visuais.
 
de(a)nunciar AleixoHoje apresenta-se no âmbito dos V Encontros do DeVIR e é constituída por 10 instalações que abordam questões da atualidade, de âmbito local e internacional.