Entre 17 e 20 de outubro, em Aljezur no Espaços Multiusos, a companhia francesa Cheptel Aleïkoum apresenta o espectáculo de novo circo aéreo e cantado Les Princesses.
Partindo do imaginário dos contos de fadas tradicionais, e adaptando-os para os nossos dias, Les Princesses é também o espectáculo de inauguração da nova temporada do projeto Lavrar o Mar, integrado na programação do 365 Algarve. Um espectáculo de humor que humaniza e dessacraliza o mundo mágico das princesas e dos príncipes.
Na mesma quinta-feira tem início a 9.ª edição do Festival Verão Azul que, até 2 de novembro, traz ao Algarve nomes de relevo internacional nas artes performativas contemporâneas.
Entre outras propostas, de 17 a 20 de outubro contam-se a estreia nacional do espectáculo de teatro "Minig Stories", de Silke Huysmans & Hannes Dereere, no Cine-Teatro Louletano, e os espectáculos de Guitarra Portuguesa de Ricardo J. Martins, no Gimnásio Clube de Faro, e do cantor de flamengo Niño de Elche, no Teatro das Figuras, em Faro.
O programa Jazz das Adegas apresenta um novo concerto a 18 de outubro, com a cantora Beatrice, e que repete no dia seguinte, a 19 de outubro, ambos na Quinta de Santa Clara, em Alcantarilha.
Ao longo dos concertos serão oferecidas três provas de vinho do anfitrião, harmonizadas com tapas feitas com produtos regionais.
A 18 de outubro tem também início o V Festival Internacional de Poesia a Sul, em Olhão, dedicado exclusivamente à poesia que se faz pelo mundo. Este festival internacional realiza-se em bares, galerias de arte, sociedades recreativas, barcos, e também em mercados de Olhão, nas ruas e nas tascas, quebrando barreiras entre palcos e plateias.
A programação desta quarta edição do 365 Algarve sublinha a ligação à terra e a um território à escala humana e o Festival da Comida Esquecida é disso um exemplo, oferecendo experiências culinárias em locais monumentais, passeios nas hortas, com colheita de alimentos e aulas de culinária, numa festa dedicada à mesa das famílias algarvias.
A 19 de Outubro, em Silves, o Festival da Comida Esquecida propõe um Piquenique de Charme, recriando alguns hábitos alimentares de meados do século XX, quando muitos algarvios se reuniam em piqueniques no campo. A experiência começa com um pequeno percurso interpretativo para dar a conhecer a identidade do lugar e conta com a participação de acordeonistas e bailarinos de folclore, que irão dançar o Corridinho algarvio.
A 4.ª edição do 365 Algarve decorre de outubro de 2019 a maio de 2020 com mais de 400 iniciativas culturais por toda a região, que incluem mais de uma centena de concertos, cerca de 50 espetáculos de teatro e cerca de cem ações relacionadas com o património da região, entre outros eventos.