Desporto

365 Algarve termina programação entre Faro e Aljezur

 
Na última semana da programação do 365 Algarve há concerto da Orquestra Clássica do Sul, no encerramento do 34.º FIMA – Festival Internacional de Música do Algarve; a segunda exibição da nova criação da coreógrafa Madalena Victorino e a viagem ao passado, pelas ruas de Faro, conduzida por D. Afonso III e o rei árabe Almutâmide.

 
A 34.ª edição do Festival Internacional de Música do Algarve chega ao fim no dia 31 de maio com um concerto da Orquestra Clássica do Sul, subordinado ao tema Música e Viagens. 
 
O programa (que inclui a abertura da ópera Oberon, de C.M. von Weber, a Sinfonia Concertante para Violino e Viola em Mi bemol maior, K.364 (320d), de Mozart e a Sinfonia nº 9 em Mi menor, Op. 95 "Do Novo Mundo", de Dvorak), será interpretado pela orquestra e pelos solistas de renome mundial, o polaco Daniel Stabrawa (violino) e o húngaro Máté Szűcs (viola). 
 
O concerto começa pelas 21h00, no Teatro das Figuras. Os bilhetes têm o preço de 15€.
 
A coreógrafa Madalena Vitorino regressa à Bordeira (Aljezur), para mais uma e última exibição da sua nova obra, EVA PORO #2. 
 
Dias 31 de maio e 1 e 2 de junho, esta criação de forte componente comunitária, que conta com participação especial de meninas de várias escolas da região, aborda o assunto do desaparecimento e enquadra-se na programação de Lavrar o Mar.  
 
Os bilhetes estão à venda em Monchique, na Biblioteca Municipal, em Aljezur, na Casa Lavrar o Mar (Rua João Dias Mendes). É recomendado calçado confortável e roupa adequada para caminhar cerca de 15 minutos até ao campo onde se fará a apresentação de EVA PORO#2.
 
Finalmente é pelas ruas de Faro que D. Afonso III e o rei árabe Almutâmide vão levar um grupo de participantes numa viagem através de diferentes períodos históricos do território. 
 
Neste Algarve Desvendado, o último desta temporada, o público é convidado a participar neste espetáculo que vai passar em revista momentos como a conquista da região aos árabes, pela expansão marítima portuguesa, a Guerra Civil, que opôs liberais a Miguelistas e até "molhando o pé" no passado mais longínquo algarvio. 
 
No fim do espetáculo será oferecido aos participantes uma prova de vinho e a possibilidade de provar mel produzido na região, assim como a visita a uma mostra de artesanato local. Dia 31 de maio, em Faro. Bilhetes único de 10€, à venda no portal 365 Algarve.