A sessão inaugural do III Encontro Internacional Poesia a Sul ficou marcada pela concretização da parceria com o Festival Internacional de Poesia de Marraquexe, um dos mais importantes certames literários de Marrocos.
Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal, António Miguel Pina, deu as boas-vindas a todos os participantes, dos mais variados pontos do globo, reforçando a importância do papel das autarquias “na promoção deste tipo de acontecimentos culturais, que colocam frente a frente o poeta e a população”.
O Poesia a Sul, uma iniciativa da autarquia de Olhão, comissariada pelo poeta Fernando Cabrita, entra na sua 3ª edição com um cariz cada vez mais internacional, com a presença de convidados de Marrocos, Cuba, Espanha, Brasil, República Dominicana, França, Irlanda, México, Porto Rico, Holanda, Vietname, Turquia, Argentina, Chile, Venezuela e, naturalmente, Portugal.
O poeta referiu-se ao salto qualitativo a que o Festival assiste na edição de 2017, fruto da aposta da autarquia e do seu presidente. Fernando Cabrita concluiu: “o Poesia a Sul colocou, em apenas 3 anos, o nome de Olhão na agenda cultural nacional, no que diz respeito a este tipo de eventos”.
No que diz respeito à projeção internacional do certame, esta ficou demonstrada na assinatura do protocolo de parceria com o Festival Internacional de Poesia de Marraquexe, “um salto na internacionalização que poucos festivais deram até hoje”, referiu o comissário do Poesia a Sul.
Na prática, esta parceria irá traduzir-se na promoção conjunta da poesia de ambos os países nos dois continentes. Destaque para a próxima edição do festival marroquino, que será dedicada à poesia portuguesa, conforme anunciou em Olhão o seu diretor, Said Tigraoui.
A sessão inaugural serviu também para apresentar ao público a 2ª edição dos Cadernos Poesia a Sul, que reúnem textos inéditos de poetas de todo o mundo.
A primeira noite do III Encontro Internacional Poesia a Sul viveu-se no Auditório Municipal, com a inauguração de duas exposições de pintura e 3 espetáculos de poesia e música, um dos quais com receitas a reverter a favor da ADAPO – Associação de Defesa dos Animais e Plantas de Olhão.
Depois de um fim de semana de poesia, música, arte e conversas, a semana começou com um passeio a bordo do caíque Bom Sucesso e uma visita de poetas às escolas Alberto Iria e João da Rosa.