Comportamentos

4 dicas para melhorar a sua saúde

 
Ter mais saúde implica desenvolver alguns hábitos diários essenciais que, apesar de simples, podem fazer toda a diferença.

Falar de saúde é o mesmo que falar em qualidade de vida e num coração saudável. Assim, tenha em conta aspetos como a idade, o histórico familiar,  a hipertensão, a diabetes, o colesterol elevado, o tabagismo e o excesso de peso que são fatores de risco.
 
Quantos mais fatores de risco tivermos associados, maior será a probabilidade de desenvolvermos doenças cardiovasculares, por isso, siga estas 4 orientações da revista Mais Saúde e goze de um estilo de vida mais saudável.
 
1- Pratique exercício físico regularmente
 
Com a prática diária de 30 a 60 minutos de exercício físico, 5 vezes por semana, estamos a contribuir para uma boa saúde cardiovascular.
 
Segundo os estudos, com a prática regular de uma atividade física que pode ser uma caminhada, começa-se a sentir um conjunto de benefícios a todos os níveis; não só físico, mas também mental. Para além de se sentir mais relaxado, é natural que os valores de tensão arterial também comecem a descer. É ainda garantido que, com a prática de 60 minutos de caminhada por dia que esteja a controlar os fatores de risco, sem esquecer o combate ao sedentarismo e a diminuição do peso.
 
Ao fim de 3 meses com um estilo de vida ativo, vai sentir-se com mais saúde, com uma postura mais correta, músculos e ossos mais fortes, mais confiante e com uma perspetiva mais positiva perante a vida.
 
2- Mantenha uma alimentação saudável
 
Para seguir um regime alimentar equilibrado, deverá incluir legumes e fruta à sua dieta. Ao mesmo tempo, deve diminuir o consumo de gorduras, especialmente as provenientes de alimentos fritos e industrializados, carnes e charcutaria, bem como ingerir mais peixe, pão integral ou de mistura, reduzir os produtos açucarados, beber água ao longo do dia, investir mais em produtos integrais, massa e arroz, lacticínios magros ou substitutos e dosear muito bem as quantidades que ingere diariamente. Lembre-se de que, o segredo é comer melhor com menos calorias, menos açúcar e menos gordura.
 
Uma boa alimentação é um dos aspetos mais importantes para manter ou melhorar a sua saúde e traz muitos benefícios ao seu coração. Escolher os alimentos certos, em quantidades adequadas tem vantagens como: melhorar as hipóteses de sobrevivência após um ataque cardíaco, ajudar a reduzir a tensão arterial para níveis mais baixos, baixar os níveis de colesterol no sangue, ajudar a proteger contra a diabetes tipo 2 e ainda prevenir alguns tipos de cancro.
 
3- Controle o seu peso
 
O aumento de peso acontece quando ingerimos mais calorias do que aquelas que o corpo vai consumir. Este excesso de peso, porém, não é repentino e pode passar-se muito tempo sem que nos demos conta do seu aumento. Quando há uma ingestão acrescida de calorias, associada a um trabalho sedentário e a pouco tempo livre para praticar atividade física, é comum que o peso aumente, que ganhemos mais volume e gordura acumulada e que vamos notando nas roupas que deixam de nos servir. Ao irmos à balança com regularidade, torna-se mais fácil fazer esse controlo. Registe ainda que, o excesso de peso é cada vez mais frequente e a obesidade é uma das grandes preocupações da Organização Mundial da Saúde. Controlar o seu peso não tem necessariamente que implicar uma mudança de vida radical. Comece por alterar pequenos hábitos e rotinas no seu dia a dia, que a longo prazo farão a diferença, como por exemplo, cortar em alimentos muito calóricos e praticar mais exercício físico.
 
4- Controle a sua tensão arterial
 
Baixar a sua pressão sanguínea ajuda-o a reduzir o risco de doença cardiovascular. Comece por medir regularmente a sua pressão sanguínea e, em conjunto com o seu médico, interprete os resultados para encontrar os valores ideais. Se o seu médico lhe receitar medicação para baixar a pressão arterial, tome de acordo com as recomendações.
 
Se fuma, deixe de fumar. Corte no sal e evite produtos alimentares salgados, tais como batatas fritas, produtos de charcutaria e alimentos preparados ou processados. Se costuma comer fora com frequência, escolha bem. Prefira ingredientes frescos e preparados com pouca gordura ou molhos.
 
Olhe por si e viva com mais qualidade!
 
Fátima Fernandes