Família

4 dicas para ter um filho mais responsável

 
Os especialistas não têm dúvidas de que, pais responsáveis ajudam a que os seus filhos igualmente se responsabilizem pelos seus atos, pelo que, o primeiro segredo é o exemplo que se fornece aos mais novos, depois é exigir desde cedo que os mais pequenos aprendam a identificar as consequências dos seus atos, sem esquecer que lhes deve ser dada a conhecer a importância de fazer o que lhes compete.

 
O que pode parecer complicado em teoria, é relativamente simples de concretizar na prática, basta que se pense um pouco acerca do assunto, que se perceba qual é o papel do pai e da mãe e, naturalmente envolver os demais intervenientes no processo educativo.
 
Se os pais estiverem “em linha” com a escola, tudo fica mais fácil, uma vez que, o sistema de ensino fornece dicas importantes que facilitam a vida aos pais. As crianças têm horários para cumprir, têm um conjunto de tarefas diárias e, em muitos casos, os trabalhos de casa que, de certa forma, ajudam a organizar os dias das crianças e a estabelecer regras em casa que vão para a escola no dia seguinte.
 
A criança que tem hábitos de estudo e que cumpre as suas tarefas na escola irá fazer o mesmo em casa e vice-versa, é preciso que os pais sigam um modelo semelhante para que a criança aproveite melhor o que aprende.
 
Perante tudo isto é ver a criança como um todo e visualizar o que se pretende que ela seja amanhã. Responsável, inteligente, madura e trabalhadora é o que a maior parte dos pais deseja para uma criança. Para ter tudo isso basta incentivá-la e exigir mediante a sua idade.
 
Estas 4 dicas podem resumir e ajudar nessa tarefa, confira-as:
 
1-O primeiro passo assenta em explicar as regras à criança e dizer claramente o que se espera dela.
 
2-Mostre à criança as consequências positivas do cumprimento de uma regra. No momento certo, mostre também a consequência negativa do incumprimento de uma regra.
 
3-Atribua algumas responsabilidades à criança e, de forma alguma, faça as tarefas por ela. Esta é uma das formas da criança perceber que terá de ser ela a resolver um determinado assunto, a arrumar os seus brinquedos e daí por diante.
 
4-Reconheça e aprove as pequenas atitudes responsáveis e corretas praticadas pela criança. Não se esqueça também de ser um modelo daquilo que exige.
 
Anote que, é em casa que se aprendem as regras básicas de bom funcionamento pessoal e social. Em contacto com os outros, aplica-se o que já se apreendeu, por isso, reserve um tempo diário para educar, brincar e mimar os seus filhos. Certamente não se irá arrepender de educar um filho para a responsabilidade, já que ele terá metade do seu percurso facilitado.
 
Fátima Fernandes