Cultura

40 jovens artistas de 6 países estão em Alcoutim através do intercâmbio internacional Eu.You.Go

Foto| (Eu.You.Go -22)
Foto| (Eu.You.Go -22)  
Cerca de 40 jovens europeus estão em Alcoutim durante 10 dias, como forma de celebrar o Ano Europeu da Juventude e estimular a criatividade através da expressão corporal, sonora, plástica, cénica e multimédia, representando a diversidade cultural.

São jovens provenientes de 6 países (Letónia, Itália, Espanha, Grécia, Malta e Portugal), que participam no intercâmbio internacional Eu.You.Go – European YOUth Goals – que se realiza de 29 de julho a 9 de agosto.
 
Com recurso a materiais do European Youth Goals, será produzido um espetáculo a ser apresentado no Castelo de Alcoutim, no dia 7 de agosto, pelas 22h00, onde haverá música, dança, animação de rua, intervenções plásticas e diversão! 
 
Nesta ação a equipa é constituída pelos participantes dos vários países, membros da associação Check-In e profissionais de diversas vertentes artísticas, que coordenam a produção do espetáculo final.
 
A associação juvenil Check-IN, conta com 12 anos de trabalho em projetos nacionais e internacionais, no área da educação não formal. Dedica-se à promoção da integração social, solidariedade, tolerância, práticas democráticas, direitos humanos e consciência ecológica para o desenvolvimento sustentável.
 
Para a realização deste intercâmbio, conta com o apoio da Câmara Municipal de Alcoutim, do Instituto Português do Desporto e Juventude e da parceria de cinco entidades europeias e outras entidades locais. O projeto foi aprovado pela Agência Nacional Erasmus + Juventude em Ação.
 
A associação Check-IN desenvolve este intercâmbio com o intuito de promover os “European Youth Goals”. Entre o ano de 2021 e 2027, espera trabalhar em 4 objetivos: a União Europeia conectada com os Jovens (YG1); como impulsionar a juventude rural (YG6); criar uma educação de qualidade (YG8); envolver as organizações de juventude e programas para jovens (YG11). Em 2022, é destacada a importância da construção de sociedades inclusivas (YG3). 
 
Mais informação em: https://checkin.org.pt/euyougo