Cultura

400 cidades do mundo já aderiram ao Sofar Sounds. A próxima é Faro

Foto|D.R
Foto|D.R  
A cooperativa Contextos e a associação Plutão de Verão juntaram-se para realizar este evento de referência à capital algarvia.

PUB
Sofar Sounds junta mais de 400 cidades do mundo inteiro, apresentando mensalmente uma curadoria musical ao vivo em espaços únicos. A localização só é revelada, a quem comprou o bilhete, no dia anterior ao evento. Os artistas são sempre uma surpresa.
 
O conceito começou em 2009 num pequeno apartamento londrino. Desde então, o Sofar Sounds foi unindo audiências pelo mundo inteiro, servindo de rampa de lançamento para nomes como Billie Eilish, Jorja Smith, Ed Sheeran, Adele e Leon Bridges. 
 
“Podemos fazer uma sessão num museu e no mês seguinte na sala de alguém. A surpresa faz parte da experiência e é verdadeiramente entusiasmante: enquanto público e enquanto organizadores do evento.” - afirma Andrei Serotini, músico e responsável pelo projeto na Contextos. “Há um sentimento nervoso muito genuíno quando compras um bilhete e não sabes o que vais ouvir. Isso coloca ainda mais atenção na música, nos intérpretes e no local que escolhemos”.
 
Para a Contextos e a associação cultural Plutão de Verão, celebrar a identidade local faz parte do projecto que estão a tentar criar. “A cultura musical é muito importante em Faro. Todos acreditamos que este projecto só funcionará se tivermos em conta as especificidades desta cidade e região: sejam as localizações que escolhemos, os artistas que queremos apresentar ou a maneira como comunicamos com o público. E temos duas equipas multidisciplinares a cruzarem ideias e a trabalharem em conjunto para isso acontecer”. argumenta Ana Beatriz Lopes, atriz e produtora do projeto na Plutão de Verão.
 
Não levantando o véu sobre a identidade ou estilo dos artistas, os organizadores deixam a certeza de que: “Temos muitas surpresas planeadas para o evento, musicais e não só, mas estamos todos a trabalhar para que cada Sofar Sounds Faro seja inesquecível e absolutamente diferente do anterior”. A primeira sessão está marcada para as 19h30 de 2 de dezembro e os bilhetes já se encontram à venda aqui.
 
Mais informações: www.sofarsounds.com/cities/faro