Foi em 2011 que o Município de Albufeira criou um serviço de Terapia da Fala, destinado a crianças a frequentar o pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico da rede pública do concelho, cujo objetivo passa por disponibilizar acompanhamento individual e terapia específica a alunos referenciados pelos diversos agrupamentos escolares do concelho, apoio às famílias e consultoria técnica à comunidade educativa.
Em comunicado, a autarquia diz que a equipa integra duas terapeutas da fala, duas psicólogas educacionais e, mais recentemente, uma terapeuta ocupacional. Na última década, passaram pelo serviço cerca de 400 crianças para observação, avaliação e intervenção no âmbito de necessidades detetadas ao nível da fala e da linguagem oral e escrita.
No mesmo documento, é referido ainda que o serviço de Terapia da Fala, presta, igualmente, um conjunto diversificado de valências, das quais se destacam as formações creditadas na área da consciência fonológica para docentes do pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico, consultoria a docentes e encarregados de educação, organização de reuniões mensais com terapeutas da fala e terapeutas ocupacionais de outras instituições, tais como o Centro de Saúde de Albufeira, Agrupamentos de Escolas do concelho, Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, dando primazia a uma comunicação próxima com os serviços de Psicologia dos diversos Agrupamentos Escolares.
O atendimento funciona por marcação, no edifício polivalente da escola EB1 dos Caliços. Para mais informações, deverá contactar o serviço de Terapia da Fala, através do telefone 289 590 218 ou do email:
[email protected]