De 29 de junho a 7 de julho, a Força Aérea Portuguesa apresenta em Portimão, um programa alargado a propósito do seu 72.º aniversário, comemorado em 1 de julho.
Durante nove dias, estão previstos diversos eventos, com destaque para concertos, atividades desportivas na Praia da Rocha e no Autódromo de Portimão, exposições, cerimónias militares, batismos de voo, eucaristia e demonstrações de capacidades.
Esta manhã, a Força Aérea e a Câmara Municipal de Portimão apresentaram o programa de comemorações no Salão Nobre do Município, local onde também foi lançado o livro "Voar para Salvar", editado pela Força Aérea, que documenta o trabalho e as missões desenvolvidas ao longo de 2023.
A sessão contou com a presença do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves, e, em representação da Câmara Municipal de Portimão, Álvaro Miguel Bila.
Segundo o General João Cartaxo Alves, a escolha de Portimão, acontece pelo facto de a Força Aérea querer deslocalizar as comemorações do seu aniversário, «penso que é a altura certa para estarmos aqui, junto dos portimonenses para terem a consciência da sua Força Aérea, que todos nós fazemos todos os dias em prol dos concidadãos e do país», realçou.
Álvaro Bila, vice-presidente da Câmara de Portimão, recordou que o 31º aniversário da Força Aérea, aconteceu na cidade há 41 anos, considerando que «este regresso, é uma ocasião muito marcante que possibilitará a realização de vários eventos na nossa cidade centenária e nas freguesias, com especial destaque para a exposição comemorativa dos 30 anos dos F16 da Força Aérea no edifício da antiga lota de Portimão», referenciou.
Consultar neste
link o programa de aniversário em Portimão.