Vinte e dois médicos de Medicina Geral e Familiar iniciam funções a partir do dia 25 de julho nos Agrupamentos de Centros de Saúde do Algarve, colocados no âmbito do concurso nacional lançado no passado mês de junho pelo Ministério da Saúde para médicos de família para as várias unidades de saúde do SNS.
O anúncio foi feito pelo Presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve, Moura Reis, esta terça-feira, na Assembleia da República no decorrer da audiência da Comissão Parlamentar de Saúde sobre o atual ponto de situação dos cuidados de saúde da região do Algarve.
Estes profissionais de saúde serão recebidos na próxima semana pelo Conselho Diretivo da ARS Algarve e vão iniciar funções nas respetivas unidades de saúde, designadamente, 14 no ACES Central e 8 no ACES Barlavento, permitindo desta forma alargar a cobertura assistencial dos cuidados de saúde primários e atribuir médico de família a cerca de 42 mil utentes da região do Algarve.
Com a integração destes novos médicos de medicina geral e familiar, a taxa de cobertura dos cuidados de saúde primários na região alcançará pela primeira vez os 84% de utentes residentes no Algarve e inscritos no Serviço Nacional de Saúde com médico de família atribuído.
De destacar que estas contratações estão integradas num conjunto de medidas estratégicas assumidas pela ARS Algarve, em articulação com os três ACES da região (ACES Barlavento, ACES Central e ACES Sotavento), com vista a melhorar e reforçar a prestação de cuidados de saúde de proximidade quer aos cidadãos algarvios quer aos visitantes.
No mesmo âmbito, a ARS Algarve tem apostado na formação com o aumento significativo do número de médicos internos a realizar a sua formação, atualmente encontram-se cerca de 90 internos de medicina geral e familiar no Algarve, na perspetiva de que no final do internato, e após concurso, estes profissionais prossigam a sua carreira na região.