Albufeira é o local da partida, pelo segundo ano consecutivo, na jornada inaugural da prova, que termina em Lagos.
A 44.ª Volta ao Algarve vai estar na estrada de 14 a 18 de fevereiro, com 13 equipas do WorldTour, o maior número de formações de primeira divisão que alguma vez competiu na prova portuguesa.
Os 175 corredores irão alinhar-se no dia 14, pelas 12h05, na Avenida dos Descobrimentos, junto à Câmara Municipal de Albufeira.
A Volta ao Algarve continua a afirmar-se como um dos melhores eventos desportivos portugueses e como uma das provas de referência do circuito europeu de ciclismo. Mais de metade do pelotão, de 25 equipas, será composto por coletivos da primeira linha internacional.
A prova arranca com uma ligação de 192,6 quilómetros, entre Albufeira e Lagos, que se prevê decidida ao sprint. A segunda etapa leva a caravana de Sagres até ao alto da Fóia, ao longo de 187,9 quilómetros. Lagoa recebe a partida e a chegada da terceira etapa, um contrarrelógio individual de 20,3 quilómetros, num percurso para especialistas.
A quarta etapa é a mais longa da competição, 199,2 quilómetros entre Almodôvar e Tavira. As decisões ficam guardadas para a quinta e última etapa, 173,5 quilómetros entre Faro e o alto do Malhão (Loulé), com a meta a coincidir com uma contagem de montanha de segunda categoria.
A Volta ao Algarve em Bicicleta será transmitida em direto para mais de 50 países através da Eurosport, que, em Portugal, irá partilhar a transmissão com a TVI24.