Cultura

48 anos da Revolução dos Cravos assinalados em Olhão com muitas atividades

O Município e as freguesias oferecem atividades para todos os gostos e idades, onde não faltam música, cinema, exposições ou workshops, para além das habituais cerimónias oficiais.

PUB
Conforme assinala o município em nota emitida ao Algarve Primeiro, o concerto Vozes de Abril, com Domingos Caetano, Inês Graça e Afonso Dias, na noite de 23 de abril, às 21h30, no Auditório Municipal de Olhão (AMO), é um dos destaques deste mês, com muitos dos temas que são verdadeiros hinos da revolução ocorrida a 25 de abril de 1974. 
 
Já no Dia da Liberdade, as comemorações oficiais em Olhão começam com o hastear da bandeira em frente aos Paços do Concelho, às 09h30, seguindo-se a inauguração da exposição Artes da Liberdade, no Museu Municipal. No mesmo dia, mas às 10h30, também será hasteada a bandeira nacional na Junta de Freguesia de Pechão, seguindo-se a iniciativa “Pechão em Festa pela Liberdade”, às 10h45. Às 12h00, na Rua 25 de Abril, será feita uma homenagem aos antifascistas de Pechão.
 
Também o Museu Municipal de Olhão - Edifício do Compromisso Marítimo, propõe várias iniciativas no mês em que se celebra a liberdade. No dia 12, vão decorrer as oficinas Abril Crachás Mil (10h30) e Abril Cartazes Mil (14h30), quando os participantes são convidados a embarcar numa viagem criativa idealizando crachás e cartazes temáticos. Estas atividades, destinadas aos mais novos (entre os 6 e os 14 anos), carecem de inscrição até ao dia 11 de abril, para o e-mail [email protected] ou pelo telefone 289 700 103. 
 
Ainda no Museu Municipal, a autarquia confirma que no dia 18, às 14h30, decorre a oficina Cravos de Abril, que consiste em fazer cravos com papel de seda, iniciativa integrada nas comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Neste âmbito, realiza-se uma visita orientada ao Centro Histórico, pelas 16h00. Estas atividades são destinadas ao público em geral mas carecem de inscrição, até 14 de abril, para os contactos acima referidos. Durante a realização destas oficinas, o museu convida todos os interessados a criarem o seu ‘postal da liberdade’, atividade livre destinada ao público em geral. O resultado destas oficinas será exibido no museu numa exposição a inaugurar no dia 25, pelas 9h45.
 
O Arquivo Municipal de Olhão mostra, no separador central da Avenida da República, junto ao Senhor dos Aflitos, a partir do dia 8 e até 30 de abril, a exposição Recortes de Abril, da qual fazem parte fotografias, autos de posse, atas e ofícios que aludem ao 25 de Abril, divulgando alguma da documentação produzida e recebida na altura e que faz parte do espólio do Arquivo Municipal. 
 
Também no dia 8 de abril, às 15h00 para o público escolar e às 21h30 para o público em geral, a Biblioteca Municipal de Olhão José Mariano Gago, acolhe o concerto-teatral informal Levantei-me do Chão, com histórias de José Saramago e músicas inspiradas pelo mesmo e por Zeca Afonso, José Mário Branco, Fausto e Sérgio Godinho, entre outros. 
 
O Ciclo Liberdade(s), que arrancou esta terça-feira com o filme Frankie, trará ao Auditório Municipal de Olhão quatro longas metragens sobre mulheres, onde elas são as protagonistas. Seguem-se os filmes A Candidata Perfeita, a 12 de abril; A Pior Pessoa do Mundo, a 19 de abril e Lúcia Cheia de Graça, a 26 de abril.
 
Na noite de 22 de abril, haverá música de intervenção na sede do Grupo Etnográfico de Quelfes, às 21h30, enquanto que na Junta de Freguesia de Pechão é inaugurada a exposição de pintura Re-encontros, de Susy Constantino. A 24 de abril, a partir das 21h30, no Clube Oriental de Pechão realiza-se um sarau cultural.