O carismático torneio algarvio, organizado pelo Clube Internacional da Marina de Vilamoura - CIMAV desde 1975, que reuniu velejadores de vários países europeus, decorreu em Vilamoura entre os dias 26 e 28 de fevereiro, sendo já um clássico na vela ligeira e a maior prova do género em Portugal.
Com a competição dividida por três campos de regatas, as centenas de velejadores que participaram na prova, competiram nas classes Optimist (iniciados, infantis e juvenis), ILCA (4, 6 e 7), 420, Snipe e Dart 18.
Em Optimist (juvenis) o domínio foi espanhol, com os velejadores do país vizinhos nos 10 primeiros lugares e Sergio Mancera a vencer. Nos infantis, a vitória foi portuguesa, com o primeiro lugar de Lourenço Teixeira. Nos iniciados saiu vitoriosa a portuguesa Maria Frazão.
Em ILCA 4 os belgas ocuparam os três lugares do pódio, com Hannelien Borghijs a vencer. Em ILCA 6 a vitória ficou em casa, com o primeiro lugar de João Pontes. Sebastian Keeping venceu em ILCA 7, igualmente por Portugal.
Em 420 a vitória foi espanhola com a dupla Sebastian Beckmann e Miguel Carbo a levarem a melhor ao resto da frota.
Na classe Snipe, Portugal venceu com a dupla Henrique Brites e Francisco Maia. Em Dart 18 os atletas nacionais voltaram a dar nas vistas, com a vitória de Nuno Rocha e Marta Girão.
Para Isolete Correia, presidente do CIMAV, “é um orgulho estar de novo a organizar este torneio e com tantos participantes. O CIMAV é importantíssimo para a região e para a atividade náutica. Este clube nasceu praticamente em simultâneo com a Marina de Vilamoura. Esperamos que o clube continue a crescer com o deporto escolar que iniciámos o ano passado”.
Para a organização, o Torneio Internacional de Vela do Carnaval «é não só um atrativo para os atletas como um espetáculo ao ar livre, aproveitado pelos turistas que já procuram o destino Algarve, nesta altura do ano».
O evento contou com os patrocínios da Câmara Municipal de Loulé, Junta de Freguesia de Quarteira, Inframoura, Vilamoura World, Marina de Vilamoura, Turismo do Algarve, Federação Portuguesa de Vela, ARVSul, Dom Pedro Hotels (hotel oficial da prova), Companhia Náutica, Prow e Vilamoura Sailing.
Desde 1997 que esta prova faz parte do Calendário Internacional da World Sailing, Federação Internacional de Vela.