De acordo com nota da autarquia louletana, "a aguarela, que é uma técnica de pintura muito antiga, tem conhecido, nos últimos tempos, um ressurgimento espantoso".
É hoje uma forma de expressão artística renovada e dinâmica, cuja evolução se tem revelado surpreendente. Assim, “mudaram-se os tempos... transformaram-se os materiais, aperfeiçoaram-se as técnicas, assumiram-se novos desafios… ganhou a Arte”. A criação de uma associação, unicamente dedicada à aguarela, foi uma iniciativa que se impôs na sequência de encontros internacionais de aguarela em Portugal, bem como com a participação de artistas portugueses em exposições e outros eventos, além-fronteiras.
A AAPOR- Associação de Aguarela de Portugal, que tem como fim a valorização, promoção e divulgação da aguarela enquanto meio de expressão artística e cultural, tem, neste momento, mais de cinquenta pintores amadores e profissionais.
Na sua quarta edição, a exposição que reúne obras de cerca de quarenta associados, conta com a colaboração da Câmara Municipal de Loulé e é apresentada na Galeria Praça do Mar.
A exposição é inaugurada às 18h00. Pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 9h30 às 13h30, e das 15h00 às 18h00 com entrada livre.