Decorre de 27 a 30 de Agosto a 4ª edição do FARCUME: Festival de Curtas-Metragens de Faro, que terá lugar, no secular edifício da Escola de Hotelaria e Turismo, situada no Largo de São Francisco.
Este festival, da responsabilidade da FARO 1540 – Associação de Defesa e Promoção do Património Ambiental e Cultural de Faro, recebeu ao todo 2114 curtas-metragens, o que se traduz num aumento muito significativo em relação às edições anteriores o que, segundo a organização, é um claro indicador do interesse, do prestígio e da curiosidade que este festival tem vindo a despertar neste meio, onde este ano consolidou a sua componente internacional sendo a grande maioria dos trabalhos inscritos oriundos do estrangeiro, mais precisamente de 87 países, destacando-se para além de países europeus e de todo o continente americano, países mais distantes como o Irão, Índia, Palestina, Israel, Coreia do Sul, China entre outros.
Por esse motivo, a organização decidiu criar este ano uma categoria extra designada “Cinema do Mundo”, onde pretende exibir trabalhos oriundos dos quatro cantos do globo de forma a possibilitar aos espectadores o visionamento de tendências, realidades e culturas diferentes.
Para além desta categoria extra, as curtas-metragens exibidas estarão repartidas em quatro categorias: Animação, Documentário, Ficção e Videoclips, onde o público terá acesso a trabalhos com muitos actores conhecidos e passará a conhecer novos talentos nesta área, mas que, nem sempre têm a divulgação desejada.
Após um criterioso período de selecção, foram apuradas cerca de duas centenas de curtas-metragens nacionais e estrangeiras, muitas delas sendo estreias em Portugal e outras premiadas em reputados e conhecidos festivais de cinema que ocorrem em Portugal e no estrangeiro, representando ao todo, mais de 20 horas de cinema.
Paralelamente ao programa cinéfilo haverá uma exposição de fotografia alusiva à recente extensão do festival no Brasil (FARCUME Brasil), mesas redondas que permitirão colocar questões a realizadores e argumentistas e, no final de cada sessão, decorrerão convívios entre público, actores e realizadores.
Segundo a organização, o objectivo do FARCUME passa por procurar, dentro de um ambiente informal, e descontraído, premiar e reconhecer a dedicação, o empenho, a criatividade e o mérito dos realizadores, actores e equipas técnicas que sem terem os orçamentos da indústria cinematográfica de Hollywood executam excelentes trabalhos.
À semelhança das anteriores edições, o público presente nas diferentes sessões terá a oportunidade de votar nas suas curtas favoritas.
Os ingressos para os 4 dias de festival podem ser adquiridos na página electrónica do evento em:
www.farcume.com, na plataforma Bilheteiraonline.pt nas estações dos CTT, na Worten e na Fnac. Os bilhetes diários serão adquiridos no recinto no próprio dia.