Sociedade

5 propostas confirmadas para a fase de execução do Orçamento Participativo de Lagoa

A apresentação das propostas mais votadas nesta 7ª edição do Orçamento Participativo de Lagoa, Algarve, (0P) aconteceu a 13 de novembro, no Auditório do Centro Cultural do Convento de S. José.

PUB
Dinamizado sem interrupções desde 2014, o OP incorpora a estratégia do Município de Lagoa para potenciar a participação pública por via de mecanismos concebidos para este objetivo.
 
Segundo adianta nota do município, na mesma sessão, o presidente da Câmara, Luís Encarnação, e a Vereadora Ana Martins, entregaram aos proponentes das cinco propostas confirmadas, as respetivas cartas de compromisso, onde a autarquia assume a responsabilidade de executar os projetos vencedores em 2020.
 
A edição de 2020 decorreu em contexto de pandemia, tendo levado o município a alterar a habitual metodologia de recolha e discussão de propostas, "de modo a minimizar os riscos de saúde pública associados a eventos que promovem maior proximidade entre as pessoas".
 
A nova metodologia de apresentação e votação de propostas desta edição do OP de Lagoa, desenvolveu-se em ambiente on line, suportada pela plataforma «Lagoa Participa», substituindo-se aos habituais encontros presenciais entre técnicos, autarcas e municípes em cada uma das freguesias.
 
O OP Lagoa 2020, fixou o investimento de referência no valor de 300 mil euros, admitindo um valor máximo de 100 mil euros por projeto, tal como nos anos anteriores. As propostas que passam agora para fase de execução podem ser conhecidas em https://op.cm-lagoa.pt/propostas.