Sociedade

50 anos do antigo Hospital de São Brás de Alportel recordados em cerimónia pública

São Brás de Alportel recuou no tempo, mais precisamente até dia 6 de novembro de 1966, para recordar o momento da inauguração do Hospital José Lourenço Viegas, edifício que hoje acolhe o Centro de Saúde do município.

PUB
 
A cerimónia recordou o nascimento de uma obra que veio mudar por completo o panorama da saúde no concelho, tendo sido prestada homenagem ao mentor do projeto, o são-brasense José Lourenço Viegas. 
 
As cinco décadas de história do Hospital José Lourenço Viegas foram assinaladas este domingo, dia 6 de novembro, numa Cerimónia Comemorativa do Cinquentenário do Hospital são-brasense, desde o seu nascimento até dar lugar ao atual Centro de Saúde de São Brás de Alportel. 
 
Esta unidade de saúde foi possível graças à bondade e determinação de José Lourenço Viegas, um filho da terra, da diáspora, que sonhou e tornou real um projeto determinante para o concelho, frisa nota da autarquia de São Brás de Alportel.
 
Juntamente com a sua esposa, Leonor Carrera Viegas, este ilustre são-brasense financiou a construção da obra e equipou devidamente o Hospital, que foi entregue, numa fase posterior, à Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel. 
 
Em sua homenagem, o Provedor da Santa Casa, Júlio Pereira, na cerimónia comemorativa do Cinquentenário salientou “o homem e o são-brasense que foi [José Lourenço Viegas], merecedor de todo o respeito e consideração de todos nós. É nossa responsabilidade perpetuar a sua memória e garantir condições para melhorar a sua obra”.
 
A homenagem foi também a todos quantos trabalharam na unidade de saúde. “Esperemos que, à semelhança dos últimos 50 anos, este Centro de Saúde continue a ser uma obra de pessoas para pessoas”, reforçou o Provedor Júlio Pereira na cerimónia comemorativa.
 
Atualmente com gestão da Administração Regional de Saúde do Algarve, ARS Algarve, o Centro de Saúde de São Brás de Alportel acolhe a Unidade de Cuidados na Comunidade UCC Al-Portellus e a unidade de cuidados de saúde personalizados de São Brás de Alportel. Nos últimos anos têm sido detetadas algumas fragilidades e a necessidade de melhoramentos no edifício, que carece de obras de conservação, uma responsabilidade da ARS Algarve, e a quem já tinha sido dado conhecimento da urgência da intervenção. 
 
O Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vítor Guerreiro, congratulou estas cinco décadas de história de “um percurso que se fez ultrapassando obstáculos, superando desafios e que culminou com a construção de um edifício essencial para o desenvolvimento do concelho, bem como a garantia de uma melhor prestação de cuidados de saúde para a toda a comunidade - uma atitude repleta de altruísmo da parte do benemérito José Lourenço Viegas, personalidade que São Brás de Alportel vai recordar sempre”, afirmou o Presidente.  
 
A celebração do Cinquentenário do Hospital de São Brás de Alportel reuniu no espaço do atual Centro de Saúde o Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vítor Guerreiro, os vereadores Marlene Guerreiro e Acácio Martins, o presidente da Assembleia Municipal, Ulisses Brito, o presidente da ARS Algarve, João Moura Reis, o presidente da Junta de Freguesia, David Gonçalves, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia, Júlio Pereira, a coordenadora da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados, Margarida Agostinho, a responsável pela Unidade de Cuidados na Comunidade Al-Portellus, Cidália Palma, e mais de cem antigos e atuais colaboradores do Centro de Saúde e inúmeros são-brasenses que quiseram fazer parte deste dia.
 
As comemorações prosseguem no dia 18, sexta-feira, com a realização de uma tertúlia sobre este meio século de História, na Galeria Velha do Museu do Trajo, pelas 18h30. Em simultâneo decorre a exposição informativa de rua para contar a história deste edifício que foi um marco muito importante na História do concelho são-brasense.
 
Algarve Primeiro