Odeleite, conhecida como a ‘aldeia florida’ no concelho de Castro Marim, é agora também chamada de aldeia presépio, por promover uma das mais fiéis recriações do nascimento de Jesus.
Nos dias 16 e 17 de dezembro, mais de 50 figurantes trajados à época, artesãos e produtores do concelho vão estar no Presépio Vivo de Odeleite.
Um mercadinho, com produtos locais, vai estender-se pelas ruas da aldeia, onde também haverá espaço para a animação musical.
Canções, cânticos, teatro e danças alusivas ao Natal vão dinamizar os dois dias da recriação.
De acordo com a autarquia de Castro Maim, por aqui vão passar as melodias trazidas pelo Grupo do Centro Infantil de Odeleite, o Cancioneiro do Grupo Folclórico de Faro, o Grupo de Cantares das Janeiras de Odeleite e malabaristas e cuspidores de fogo, da Associação Artística Satori.
A organização promove, para miúdos e graúdos, um vasto conjunto de atividades. Os mais pequenos poderão experimentar passeios de burro, participar em jogos tradicionais e ainda “meter a mão na massa”, nos ateliers de pão, que decorrem na Casa de Odeleite, um dos polos culturais do concelho e espaço de dinamização da aldeia.
Numa época que pede mais calor, no domingo, junto à fogueira de Natal, os visitantes são convidados a apreciar um quente e reconfortante caldo verde.
A Aldeia Presépio é uma organização da Associação Social da Freguesia de Odeleite em colaboração com os artesãos e produtores do concelho e o apoio da Junta de Freguesia de Odeleite e da Câmara Municipal de Castro Marim.