A 21 de agosto de 1520, as gentes que ocupavam o troço final da margem esquerda do Arade viram ser reconhecida, com a atribuição de carta de privilégios da rainha D. Leonor, a existência da povoação de Ferragudo.
Para assinalar a ocasião dos 500 anos de Ferragudo, a Câmara de Lagoa informou em comunicado, que estará patente entre os dias 14 e 21 de agosto a exposição de fotografia de Júlio Bernardo e imagens de Ferragudo antigo, na Casa do Real Compromisso Marítimo de Ferragudo, que poderá ser visitada todos os dias, com exceção do dia 15 de agosto em que estará encerrada, no horário das 17h00 às 20h00.
No mesmo local, e a partir dessa data, a população passará a dispor de um conjunto de livros do acervo da Biblioteca Municipal de Lagoa, que a autarquia doou à Junta de Freguesia de Ferragudo.
No dia 21 de agosto, o programa prossegue com a realização da Missa comemorativa do 5º Centenário de Ferragudo, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição – Matriz de Ferragudo, pelas 18 horas. Posteriormente, pelas 18h30, decorrerá uma arruada com a participação dos Next Combo pelas ruas da vila, com inicio no Largo do Instituto de Socorros a Náufragos até à Praia da Angrinha.
Às 19 horas, junto ao areal da praia da Angrinha, tem lugar a inauguração do Centro Náutico da Angrinha, um novo equipamento desportivo colocado ao serviço das comunidades locais.
Será também apresentado o mais recente livro editado pelo Município de Lagoa, o primeiro volume do Levantamento Enciclopédico das Famílias de Ferragudo 1520-1920 – Estudo Monográfico, de Nuno Campos Inácio. Trata-se de um trabalho de recolha e compilação de fontes para a construção de uma reflexão historiográfica sobre a freguesia do concelho de Lagoa, no contexto dos 500 anos de Ferragudo.
A encerrar haverá um apontamento de poesia por Jorge Soares com música de fusão étnica por Eduardo Ramos.