O ano de 2020 é marcado pelo quingentésimo aniversário da fundação da povoação de Ferragudo, instituída pela carta de privilégios da Rainha D. Leonor, de 21 de agosto.
Segundo o Município, trata-se de "uma longevidade assinalável, digna de ser comemorada com a pompa e circunstância inerentes à memória centenária do lugar".
Nesse sentido, a Câmara Municipal de Lagoa e a Junta de Freguesia de Ferragudo juntaram esforços e prepararam um conjunto de iniciativas que, ao longo do ano, irão ter lugar sob o mote Ferragudo: 500 anos a Viver o Mar.
Nos dias 31 de outubro e 01 de novembro realiza-se o colóquio comemorativo "Ferragudo 1520-2020: 500 Anos A Viver o Mar" integrado nas comemorações do 5º centenário de criação de Ferragudo.
No dia 31, decorerrá a partir das 09h00, um colóquio no Centro Pastoral e Social da Diocese do Algarve.
Conforme adianta comunicado do Município, a atividade pretende discutir o passado e o futuro de Ferragudo, sendo composta por um conjunto de palestras, "a cargo de investigadores que têm trabalhado sobre a história e o património locais, distribuídas ao longo do dia 31 de outubro (sábado)". No mesmo dia e no contexto do colóquio, será lançado um trabalho de investigação histórica, da autoria de David Roque, intitulado "Ferragudo: uma economia local no Algarve setecentista".
No dia 01 de novembro, terão lugar visitas guiadas ao património de Ferragudo.