Desporto

5ª Loule World Cup e 9ª Loulé Cup arrancam hoje

Vinte e quatro delegações de todo o mundo participam a partir de hoje e até ao próximo sábado na 5ª edição da Loulé World Cup e 9ª Loulé Cup, que leva até ao Pavilhão Desportivo Municipal de Loulé alguns dos melhores ginastas da atualidade nas modalidades de tumbling, trampolim e duplo minitrampolim.

PUB
 
Prova organizada pela Associação de Pais e Amigos da Ginástica de Loulé (APAGL), com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Federação de Ginástica de Portugal, a Loulé World Cup constitui um dos principais eventos desportivos que projetam a cidade e o concelho de Loulé. “Esta prova contribui de forma muito significativa para o prestígio da modalidade e também da nossa cidade que é o palco da mesma”, sublinhou Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé, durante a apresentação do evento.
 
Numa altura em que Loulé está a poucos meses de ser Cidade Europeia do Desporto 2015, o edil sublinhou a importância em realizar uma prova desta envergadura mas também “promover a prática desportiva em todos os níveis e idades, em cooperação com todos os agentes desportivos locais”. “O nosso entendimento é que o desporto deve ser visto muito para além da competição. O desporto deve ser compreendido como uma oportunidade de relacionamento de diferentes pessoas, de diferentes países. Deve ser visto como ‘um facto social total’. Num mundo cada vez mais desconfiado, o desporto é uma ferramenta poderosa de aproximação e união entre os povos”, disse Vítor Aleixo.
 
Nesse sentido, o autarca deixou algumas palavras em russo dirigidas às delegações da Ucrânia e da Rússia, apelando à paz entre os dois países. 
 
Tatiana Shuiska, delegada oficial da FIG (Federação Internacional de Ginástica) para o evento e membro da Comissão Técnica para a Ginástica de Trampolins da FIG, sublinhou a dificuldade em organizar uma competição com um nível "tão alto" como a Loulé World Cup. 
 
Por seu turno, Luís Arrais, responsável pela Delegação Portuguesa, vice-presidente da FGP (Federação de Ginástica de Portugal) e diretor executivo da Taça do Mundo Loulé 2014, realçou a importância do apoio dado pela Câmara Municipal de Loulé para que esta prova fosse uma realidade. 
 
A partir de hoje entram em competição as seguintes delegações: Portugal, Bélgica, Canadá, China, Colômbia, República Checa, Grã-Bretanha, Irlanda, Itália, Japão, Rússia, Cazaquistão, Tajiquistão, Polónia, Suíça, Suécia, Argélia, Austrália, Azerbeijão, Dinamarca, Espanha, França, Geórgia, Holanda.