Sociedade

6 municípios do Algarve subscrevem projeto que defende alimentação sustentável

O projeto promovido pela Associação In Loco inicia a sua fase final, apoiando diversos atores locais na construção de sistemas alimentares mais sustentáveis.

PUB
Em nota de imprensa, a In Loco lembra que, em março deste ano o projeto Sistemas Alimentares Locais (SAL), cuja responsabilidade de implementação está a seu cargo, com financiamento do programa Civic Europe, «deu os primeiros passos na mobilização de atores-chave da região do Algarve e também de outros locais do país, em torno da temática dos sistemas alimentares territoriais e sustentáveis».
 
Os últimos cinco meses do projeto foram dedicados à realização de um conjunto de ações de capacitação num total de 28 atividades, entre as quais se destacam webinares, formação modular, ações de intercâmbio, oficinas com especialistas e reuniões de acompanhamento. 
 
Nesta fase final, o projeto está a apoiar a implementação de 8 sistemas alimentares locais, iniciativa das autarquias ou de agricultores, em seis concelhos da região do Algarve, nomeadamente Albufeira, Castro Marim, Lagos, Loulé, São Brás de Alportel e Tavira.
 
A Associação In Loco adianta ainda que, todo o conhecimento coletivo construído durante o projeto acerca de sistemas alimentares sustentáveis, será reunido numa publicação a ser editada a partir de setembro.