A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve informou hoje que em 2013 foram aprovadas 606 candidaturas ao Programa Operacional Regional do Algarve (PO ALGARVE 21), que se traduzem num apoio financeiro de 195 milhões de euros.
Em comunicado, a CCDR/Algarve adianta que a distribuição do investimento aprovado se concentrou sobretudo no apoio direto às empresas - sendo que os sistemas de incentivos representaram 44,5% do total das aprovações do programa -, mas também na rede escolar, em ações de regeneração urbana, mobilidade territorial e valorização do litoral.
Até ao final de 2013 registou-se no PO ALGARVE 21 mais de 1.470 candidaturas, tendo sido aprovados 606 projetos, com um volume de investimento elegível superior a 392 milhões de euros e um apoio financeiro na ordem dos 195 milhões de euros, lê-se no comunicado.
"No final do ano, o programa atingia já, na sua globalidade, níveis de compromisso superiores à dotação disponível para o período 2007-2013, embora nalgumas áreas as aprovações estejam ainda aquém do programado", acrescentou a CCDR/Algarve, entidade gestora do programa.
O volume de execução em 31 de dezembro de 2013 rondava os 220 milhões de euros de investimento total, com uma comparticipação de fundos comunitários (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional - FEDER) de 105 milhões de euros, o que representava um acréscimo de 80 milhões de investimento relativamente ao final do ano anterior.
"É de salientar o esforço de todos os intervenientes e beneficiários do programa para atingir este objetivo, apesar da sua especial exigência para as regiões 'phasing out' [que estão a deixar de ser apoiadas por fundos comunitários dirigidos ao desenvolvimento regional], como é o caso do Algarve", conclui.