Realizou-se ontem à noite em Albufeira o sorteio para distribuir as 49 mesas pré-finalistas pelas 7 Galas eliminatórias a emitir pela RTP, Televisão Oficial das 7 Maravilhas à Mesa®, ao longo de todo o verão.
O calendário inclui ainda um programa de televisão de balanço antes da Gala Final, que tem lugar na ilha do Pico nos Açores. A Gala Final, onde são declaradas as 7 vencedoras mais votadas pelos portugueses, realiza-se em Albufeira a 16 de setembro.
O evento contou com a presença do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel João de Freitas, que enalteceu a presença de elementos da Dieta Mediterrânica na grande maioria das mesas a concurso. “Quando falamos de “maravilhas” à mesa remete-nos para sensações e representações que temos à volta da mesa. Esta edição não diz respeito só à gastronomia, mas ao saber fazer, ao sentirmos que há cultura por detrás da mesa e essa cultura está muito ligada ao Mediterrâneo. A Dieta Mediterrânica, Património Cultural Imaterial da Humanidade, está a ser valorizada nesta iniciativa das 7 Maravilhas com uma matriz mediterrânica em todo o país e todas as mesas que aqui se apresentam”, explicou no final do sorteio.
Albufeira e a praia dos Pescadores vai ser o cenário final da grande revelação e o Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, referiu no evento que “é com orgulho e satisfação que acolhemos em Albufeira a final deste evento que vai com certeza desempenhar um importante papel na promoção do nosso território. Albufeira é um destino turístico de referência. Queremos aproveitar esta janela para promover o nosso território, mas também os nossos costumes e tradições, associados à gastronomia e ao património. É por isso uma oportunidade para mostrar uma Albufeira talvez não tão mediática, mas que merece ser conhecida e explorada”.
Luis Segadães, Presidente das 7 Maravilhas, reforça “o potencial de afirmação territorial e nacional do país através da promoção associada a esta eleição. Estamos cada vez mais a solidificar a rede e o roteiro que se cria com as Maravilhas eleitas a cada ano, nas várias vertentes turísticas em que Portugal se distingue. Basta ver a repercussão económica da eleição das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias®, como por exemplo em Sistelo onde aconteceu uma autêntica revolução, com criação de negócios de restauração, de alojamento e animação turística e onde as pessoas estão a acompanhar essa mudança”.
O processo segue o percurso de anos anteriores, contou com a votação de um painel de especialistas na lista longa de candidaturas, de onde resultou uma lista de 49 pré-finalistas. Todo o processo tem o acompanhamento e supervisão de um Conselho Científico e a votação é auditada pela PwC.
As 49 mesas pré-finalistas vão ser votadas pelo público, para eleger as 7 Maravilhas à Mesa®, num roteiro único. As mesas vão ser votadas em 7 Galas, a emitir a partir de 22 de julho pela RTP. De cada uma das 7 galas saem 2 mesas finalistas, num total de 14, as quais são votadas até à grande Final a 16 de setembro em Albufeira.
GALA PRÉ-FINALISTA DE REGUENGOS DE MONSARAZ
22 Julho
Mesa de Reguengos de Monsaraz
Mesa de Ponta Delgada
Mesa de Monchique
Mesa das Terras da Chanfana
Mesa de Vila Real
Mesa de Braga
Mesa de Almeirim