73 voluntários juntaram-se ontem de manhã na Praia de Faro, para proteger a Ria Formosa na primeira limpeza de 2020 da Straw Patrol.
Durante cerca de uma hora e meia o grupo de voluntários recolheu cerca de 15-20 covos, uma rede de vários metros que continha diversas armadilhas, muitas embalagens de plástico, resíduos de construção, baldes, madeiras, garrafas de vidro, ferros e arames mas também uma bicicleta que se encontrava abandonada.
Na mesma ação foi ainda encontrada uma cama desmantelada e uma máquina de lavar roupa no areal, em que a Straw Patrol irá informar a Câmara Municipal de Faro para recolher estes resíduos.
Ao todo foram recolhidos 522 quilos de lixo, dos quais 57 eram plástico.
A Straw Patrol não poderia estar mais satisfeita com os resultados obtidos, quer pela grande adesão de voluntários mas também pela colaboração com o Nebua UAlg - Núcleo de estudantes de Biologia da Universidade do Algarve, com a equipa da Sea Shepherd Portugal.
Também marcou presença o Movimento pro Animal de Faro que não só participou na limpeza como socorreu um animal que foi atropelado nas proximidades da limpeza.
O grupo de voluntários era diverso desde crianças, jovens e adultos, alunos e até a vice-reitora da Universidade do Algarve, Alexandra Teodósio não faltou.
A próxima limpeza de praia está a ser planeada para o fim de semana de 14 e 15 de março na Ilha Deserta.