Curiosidades

8 regras «de ouro» para cuidar diariamente da sua relação

 
Manter uma relação interessante requer uma atenção e um cuidado diários, razão pela qual devemos colocar alguns hábitos de lado e promover aquilo que realmente mais importa na nossa qualidade de vida: amar e ser amado.

 
Num tempo em que as relações terminam quase ao mesmo tempo em que começam, faz sentido perceber o que pode estar a faltar no seu relacionamento para que ele seja mais duradouro e feliz, sendo que o primeiro ponto a ter sempre em conta é a disponibilidade para o outro; o tempo de qualidade para estar, para aconchegar, para compreender, para conversar.
 
Segundo a Revista LaFamilia, existem 8 regras que ajudam a manter uma relação, confira-as.
 
1-  Ter tempo para o outro
 
A nossa vida é exigente e agitada. Parece que temos de dar resposta a tudo ao mesmo tempo; temos exigências profissionais, a casa, os filhos, temos de ligar aos amigos, responder aos e-mails, publicar no facebook um comentário à foto da amiga e daí por diante. E o tempo para o amor onde fica? Muitas vezes não existe e, é por isso que as relações não resistem a tanta ausência e a tanta pressão. Homens e mulheres trabalham e dividem o seu tempo com atividades comuns, então também têm de ser os dois a alinhar esse tempo de qualidade para estarem juntos no final de cada dia. A relação precisa desse cuidado diário, por isso, inclua essa necessidade no seu quotidiano, mesmo que tenha de cortar algo da sua rotina diária.
 
2- Sem gritos
 
Desentendimentos e discussões são normais dentro do casamento, mas não deixe que a raiva lhe domine e não grite. «Gritar é uma agressão» e, mesmo que não deixe marcas físicas, magoa profundamente o outro. Aprenda a ter domínio de si e cultive a moderação, educação e respeito na hora das discussões.
 
3- Admitir os erros
 
Se errou, peça desculpa. Admitir erros não é sinal de fraqueza, mas reconhecer que somos humanos e temos debilidades e defeitos que precisam de ser trabalhados todos os dias para poderem ser superados. Ao tomar essa iniciativa, mais facilmente a sua cara-metade irá fazer o mesmo e isso passa a ser o vosso estilo de vida. Ser humildade é uma grande qualidade, não um defeito.
 
4- Sem rancor
 
Seja capaz de se perdoar a si mesmo e à sua cara-metade. O orgulho e a dificuldade de perdoar são «um veneno» para um casamento feliz. Ser humilde e aprender a deixar de lado ressentimentos e desconfianças com o outro são atitudes que precisam de ser cultivadas. Ficou magoado/a com alguma coisa? Espere até tudo se acalmar e depois converse sobre o sucedido. Evite ir para a cama com essa má sensação. Procure resolver calmamente o conflito no mesmo dia.
 
5- Alimente o amor
 
O amor entre o casal é algo vivo que deve crescer todos os dias, desde que alimentado com gestos de carinho e atenção. Um beijo antes de sair ou ao chegar a casa, um jantar especial num dia comum, uma flor deixada sobre a mesa, perguntar ao outro como foi o seu dia são pequenas coisas que podemos fazer para mostrar ao outro o quanto o amamos. A compreensão é também uma grande prova de amor, conversar com a pessoa amada, procurar saber o que a está a deixar inquieta ou triste, por exemplo, são gestos que marcam positivamente a vida do casal.
 
6- Críticas construtivas
 
Se um dos parceiros está insatisfeito com algo que o outro fez – um comportamento inapropriado, por exemplo –, fale. É um sinal de amor querer ajudar o outro a ver aspetos da própria personalidade ou comportamento que precisam de ser melhorados. Mas seja delicado e construtivo. Críticas ofensivas só levam a desentendimentos. Mostrar ao outro que queremos melhorar algo é sempre a melhor forma de abordagem para qualquer assunto e, acima de tudo, sentir mesmo assim.
 
7- Saber agradecer
 
Pode parecer muito óbvio, mas muitas vezes  esquecemo-nos de dizer “obrigado” aos nossos cônjuges. Agradecer é uma forma de reconhecer e valorizar as ações feitas pelo outro e, ao mesmo tempo, é uma forma de gentiliza que mostra a nossa satisfação perante essa atitude.
 
8- Dar o melhor de si
 
Querer o bem do outro e deixar o egoísmo de lado é muito benéfico ao casamento. Isso significa cuidar do outro, ajudá-lo, evitar aquilo que o desagrada, mas também significa desenvolver as nossas capacidades e virtudes da melhor forma possível. Quem ama quer fazer o melhor e ser melhor para o outro.
 
É importante ter ainda em conta que, as relações humanas são uma construção diária, que todos temos dias melhores do que outros e que, «o segredo» é mesmo estar liberto na relação. Estar com aquela pessoa por prazer, por opção, por amor, já que isso faz toda a diferença no cumprimento destes 8 requisitos elementares para cuidar de um relacionamento. Amar e ser amado é talvez o maior propósito de vida do ser humano, então porque perdemos tanto tempo com conflitos e desentendimentos quando podemos aproveitar esse tempo para nos divertirmos em conjunto? Temos de praticar mais e melhor a vida a dois e, o desafio está lançado: pensar antes de agir, ser humilde e estar disponível para o amor são, desde logo a base de tudo. O resto vai-se construindo no tempo.
 
Fátima Fernandes