Ambiente

800 alunos vão participar na semana dedicada ao ambiente em Lagos

 
O município de Lagos preparou uma semana de atividades para assinalar o Dia Mundial do Ambiente (5 de junho) e o Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho).

Em nota de imprensa, a autarquia lembra que, ambas as datas foram instituídas pela Organização das Nações Unidas (ONU), e têm como objetivo sensibilizar para as problemáticas ambientais, no sentido das entidades e populações "adotarem uma prática transformadora que permita reverter ou, pelo menos, minimizar o impacto negativo da atividade humana sobre os ecossistemas".
 
No 50.º aniversário do Dia Mundial do Ambiente, a palavra de ordem da campanha é: #CombataAPoluiçãoPorPlástico. Uma mensagem reforçada pelo mote e apelo do Dia Mundial dos Oceanos: "É hora de colocar o oceano em primeiro lugar".
 
Deste modo, 36 turmas e cerca de 800 alunos do pré-escolar e ensino básico das escolas de Lagos vão participar em atividades promovidas pelo município, em parceria com a associação AORCA e o projeto Novas Descobertas, que incluem oficinas de animação artística, sensoriais e informativas, de cariz ambiental, além da realização de experiências de aprendizagem para a sustentabilidade na Quinta do Vale da Lama. Para as restantes faixas etárias está prevista uma ação no Mercado Municipal de Santo Amaro, onde serão apresentadas exposições que abordam a problemática do lixo marinho e dão a conhecer os resultados da monitorização de resíduos encontrados nas praias de Lagos.
 
A Semana do Ambiente e dos Oceanos decorre até 9 de junho.
 
Consulte o programa detalhado aqui.