Cultura

8ª edição da Jornadas da Rede de Museus do Algarve acontece em Portimão

Foto - CM Portimão
Foto - CM Portimão  
“O Poder dos Museus e do Património” é o tema das 8ª Jornadas RMA – Rede de Museus do Algarve, que terão lugar em Portimão, no dia 14 de novembro, a partir das 9h00, no auditório Júlio Bernardo, do Museu de Portimão.

PUB

A participação é livre e gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória, até ao dia 13 de novembro, aqui.

De acordo com nota da Câmara de Portimão, a sessão de abertura contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Portimão (Álvaro Bila), do Vice-Reitor da Universidade do Algarve (Nuno Bicho), da coordenadora da Rede Portuguesa de Museus/ Museus e Monumentos de Portugal, (Fátima Roque), do presidente do ICOM Portugal (David Felismino) e da Associação Portuguesa de Museologia – APOM (João Neto), tendo como moderadora, Isabel Soares, chefe de divisão de Museus e Património do Museu de Portimão.

A conferência inaugural será apresentada por José Gameiro, do grupo coordenador da Rede de Museus do Algarve, que terá como tema “O Poder dos Museus e do Património” e contará com as intervenções da museóloga Clara Frayão Camacho, do arquiteto paisagista e escritor, José Carlos Barros e do Administrador Executivo da Fundação Calouste Gulbenkian, Guilherme d`Oliveira Martins.

Segue-se o segundo painel sobre “Os Desafios Museológicos e Patrimoniais”, moderado por Hugo Oliveira, do grupo coordenador da Rede de Museus do Algarve, que contará com os contributos de Rita Rato (Diretora do Museu do Aljube) e de Tânia Reias (Diretora do Museu da Chapelaria). Este painel conta ainda com a presença de Vera Freitas, arqueóloga, do Museu de Portimão, Ismael Medeiros, arqueólogo, do município de Lagoa, José Bettencourt, Chefe da Divisão do CNANS, Pedro Barros, arqueólogo – CNANS e Frederico Tátá, diretor da Unidade de Cultura (CCDR Algarve) que irão falar sobre o “Projeto Musa – Musealização dos Achados Arqueológicos do Arade”.

À tarde, haverá nova mesa-redonda, desta vez com o tema ”Sociedade Civil, Património e Cidadania Ativa”, moderada por Catarina Oliveira, do grupo coordenador da Rede de Museus do Algarve, e tendo como convidados, Luísa Ricardo (Grupo PCI), João Sequeira (Grupo EDU), Ana Martinho (Grupo CR), Alexandra Pires (Grupo ARQ), Alberto Melo, Priscila Soares (Associação IN LOCO), José Sousa (Projeto IPSIIS) e Susana Gómez (Campo Arqueológico de Mértola).

As reflexões finais estarão a cargo de Marco Lopes, do grupo coordenador da RMA, de Dália Paulo, do Museu Municipal de Loulé e de Sandra Pereira, Vice-presidente da Câmara Municipal de Portimão.

Programa completo poderá ser consultado aqui.