Entre os projetos que foram submetidos a candidatura e comparticipados pelo PRR, a autarquia destaca: a criação de equipas para o projeto piloto - Radar Social de Vila do Bispo, a melhoria das acessibilidades do edifício dos Paços do Concelho, o aumento da eficiência hídrica da rede de abastecimento de água do concelho, a acessibilidade do site autárquico, a construção de 29 fogos na Senhora do Amparo - Vila do Bispo, a reabilitação de um apartamento na Rua Comandante Matoso em Vila do Bispo e a conservação e beneficiação do Centro de Saúde de Vila do Bispo, entre outros projetos.
Relativamente aos apoios garantidos pelo município através dos programas CRESC Algarve 2020 e Algarve 2030, financiaram a reabilitação dos antigos celeiros de Vila do Bispo – EPAC “O Celeiro da História” – atual Museu de Vila do Bispo e a Ecovia e Ciclovia do Litoral Sudoeste de Vila do Bispo.
Encontram-se, ainda, em análise outras candidaturas, para um investimento superior a 3 milhões de euros, que engloba projetos como a aquisição de veículos de combate a incêndios para os Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo, o apoio aos pescadores artesanais da Salema e Burgau, a remodelação Escola EB1 nº2 de Sagres, a digitalização dos serviços da Câmara Municipal e a gestão inteligente de resíduos urbanos de Vila do Bispo.