A Agência Portuguesa do Ambiente, através da sua ARH do Algarve, e em colaboração com várias entidades, tem desenvolvido nos últimos anos o projeto “Voluntariado Ambiental para a Água” que tem como principal objetivo promover a educação para a conservação e sustentabilidade dos ecossistemas de água doce e de águas costeiras e de transição.
Para tal, realizam-se iniciativas através de voluntários, de campanhas de monitorização e valorização dos recursos hídricos no Algarve.
Neste âmbito, irá realizar-se, nos dias 23 e 24 de novembro, em Monchique, o 9º Encontro Regional de Voluntariado Ambiental para a Água, informa em comunicado a Agência Portuguesa do Ambiente.
No primeiro dia do encontro, em que se celebra o Dia Nacional da Floresta Autóctone, realiza-se o seminário “Ecologia e desenvolvimento – recursos pedagógicos para as comunidades”, reconhecido como ação de formação de curta duração para docentes, onde se pretende alertar para as questões da interdependência dos atuais desafios do desenvolvimento e da necessária partilha de responsabilidades face à sensibilidade dos ecossistemas, bem como divulgar projetos inovadores nesta área e dar a conhecer o programa “Europa para os Cidadãos”, como instrumento financeiro para a cidadania.
No segundo dia, os Escoteiros de Vila Real de Santo António (Grupo 60) e dos Escuteiros do Agrupamento 1370 (do CNE), irão participar numa ação de voluntariado ambiental de remoção de espécies invasoras e, em simultâneo, numa ação de limpeza, com o apoio da Câmara Municipal de Monchique e da associação A Nossa Terra.
As inscrições são gratuitas mas obrigatórias, até ao dia 21 de novembro. Pode inscrever-se
aqui ou enviar a ficha de inscrição preenchida para o email
[email protected].