Loulé foi escolhida para “Cidade Europeia do Desporto 2015”, anunciou hoje o presidente da Associação das Capitais Europeias do Desporto (ACES) Europe, Gian Francesco Lupatteli, elogiando o trabalho feito pelo município em conjunto como as associações desportivas do concelho.
A seleção do concelho foi encarada pelo presidente da câmara de Loulé, Vítor Aleixo, como um “momento extremamente importante na história do município” e o reconhecimento do trabalho que há muitos anos, com muitos protagonistas e com a construção de vários espaços adequados à prática desportiva.
Gian Lupatteli convidou a autarquia a estar em Bruxelas a 05 de novembro para a cerimónia de entrega da bandeira de Cidade Europeia do Desporto.
Anualmente, a ACES elege uma capital europeia do desporto e, no máximo, 20 cidades europeias do desporto, sendo que cada país tem, no máximo, duas cidades, explicou em comunicado a câmara de Loulé.
Após o anúncio do ACES Europe, Vítor Aleixo explicou que o programa desportivo de 2015 levou a um levantamento das infraestruturas desportivas do concelho e vai motivar a construção de mais um ou dois campos de futebol.
Além da promoção do desporto na sua vertente de competição, Vitor Aleixo frisou que importa fomentar o desporto informal e promover estilos de vida saudáveis.
A par do impacto na população residente em termos de prática desportiva, o autarca observou que existe a distinção “cidade europeia do desporto” dá visibilidade às condições desportivas do concelho e pode atrair mais utilizadores estrangeiros.
À margem do evento, aquele responsável admitiu à comunicação social que este reconhecimento pode ajudar o Automóvel Clube de Portugal a decidir-se pela manutenção do Rali de Portugal no concelho.
De acordo com o diretor do ACES Portugal, Nuno Santo, as cidades europeias do desporto recebem através de um contrato-programa celebrado entre o Governo e os municípios um incentivo de aproximadamente 150 mil euros.
Em Portugal, Guimarães foi a primeira cidade europeia do desporto, em 2013, estando a bandeira da iniciativa agora entregue ao município da Maia.
De acordo com os dados divulgados pela autarquia, o concelho dispõe de 241 equipamentos desportivos, 137 dos quais públicos - incluindo espaços desportivos escolares - e 104 equipamentos privados, registando uma média de utilização mensal de 50 mil utentes.
A prática desportiva do concelho é impulsionada por cerca de 55 coletividades cuja atividade se dispersa por 40 modalidades e envolve perto de oito mil praticantes, 4.421 dos quais são atletas federados.
A distinção Cidade Europeia do Desporto é atribuída pela ACES Europe a cidades com uma população entre os 25 mil e os 499.999 habitantes e visa reconhecer as autarquias europeias que se diferenciam pela qualidade e empenho da sua ação no desenvolvimento do desporto e promover boas práticas neste setor em toda a Europa.