Sociedade

A grande festa da curta-metragem regressa a Portugal com sessões em dezenas de cidades

O evento, que nasceu em França em 2011, vai ser celebrado, em simultâneo, em vários países em todo o mundo.

PUB
 
O solstício de inverno, a 21 de dezembro, é novamente o ponto de partida para "O Dia Mais Curto", a grande festa da curta-metragem.
 
A iniciativa, que é celebrada pelo segundo ano consecutivo em Portugal, arrancou no início do mês culminando no próximo domingo, o dia mais curto do ano, com a exibição de curtas-metragens de norte a sul do país.
 
Abrantes, Albufeira, Barcelos, Coimbra, Faro, Funchal, Guimarães, Leiria, Lisboa, Madalena, Oeiras, Paredes de Coura, Ponta Delgada, Ponte de Lima, Porto, Sardoal, Setúbal, Tavira, Trofa, Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão e Viseu são os locais que vão participar na festa da curta-metragem exibindo uma seleção de produções nacionais e internacionais, para adultos e crianças.
 
Quer seja em cineclubes, na televisão, centros culturais, museus, escolas ou em diferentes espaços públicos ou comunitários, a apresentação de curtas-metragens durante este curto, mas intenso dia, proporciona ao público a oportunidade de descobrir um grande número de cineastas e as suas obras, através dos quatro programas preparados para a ocasião.
 
Organizado pelo Short Circuit, uma rede europeia de organismos que se dedicam à distribuição e promoção de curtas-metragens, o programa "Europa em Curtas" é transversal a todos os países que vão celebrar, em simultâneo, "O Dia Mais Curto" apresentando alguns dos filmes mais destacados e premiados em todo o mundo nos últimos anos.
 
Por sua vez, o "Panorama Nacional" apresenta ao público algumas das obras produzidas recentemente em Portugal que viram a sua qualidade reconhecida nos festivais de cinema internacionais mas que, em muitos casos, ainda permanecem desconhecidas no próprio país.
 
A pensar em toda a família, o programa "Curtinhas", baseado na secção para crianças do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, volta a apresentar uma seleção de filmes para os mais novos onde a educação pela imagem se encontra de braço dado com a diversão!
 
Não esquecendo a quadra Natalícia, "O Dia Mais Curto" apresenta ainda "Um Natal dos diabos!", uma série de divertidas curtas-metragens onde não faltam o Pai Natal, as renas, os presentes e a árvore de Natal, e onde o humor desenfreado e a subversão andam à solta, sem nunca perder de vista o espírito natalício!
 
Algumas instituições como o Shortcutz também se associaram a esta iniciativa, através da exibição de programas associados.
 
"O Dia Mais Curto" nasceu em França em 2011 e, todos os anos, é celebrado em simultâneo em dezenas de países em todo o mundo. 
 
Em Portugal, a iniciativa será, uma vez mais, desenvolvida pelaAgência da Curta Metragem em cooperação com várias das suas congéneres europeias.
 
A programação completa está disponível em: www.odiamaiscurto.curtas.pt