Comportamentos

A humildade ajuda-nos a ter mais sucesso na vida

 
Segundo o site Significados.com.br, humildade é a qualidade de quem age com simplicidade, uma característica das pessoas que sabem assumir as suas responsabilidades, sem arrogância, prepotência ou soberba.

 
Em teoria, a humildade é tida como uma qualidade bastante positiva e benéfica, onde ninguém é pior ou melhor do que os outros, estando todos no mesmo nível de dignidade, de cordialidade, respeito, simplicidade e honestidade.
 
A humildade é um sentimento de extrema importância, porque faz a pessoa reconhecer as suas próprias limitações, com modéstia e ausência de orgulho.
 
Tendo por base esta abordagem, recorremos ao psiquiatra Roberto Shinyashiki que sugere a humildade como a melhor forma de ter sucesso na vida, uma vez que nos permite estar sempre a aprender algo novo, nos desperta para aquilo que não sabemos e que podemos aprender com os outros, ao mesmo tempo que nos permite libertar amor.
 
Para este especialista, a pessoa humilde é aquela que não é arrogante. É o tipo de pessoa que se consegue colocar no seu lugar e dar-se oportunidade de aprender algo com os outros. É a pessoa que é capaz de agradecer a um desconhecido por algo que lhe fez, tal como é capaz de evidenciar um amigo, um colega ou um familiar quando este fez algo de relevante para si ou para a comunidade.
 
No seu livro A Coragem de Confiar, Roberto Shinyashiki retrata a história de um medico que sem saber que estava na presença deste grande psiquiatra e escritor, passou por ele e pelo filho sem os cumprimentar. Quando soube que estava na presença de um dos nomes mais conhecidos do Brasil, acabou por ir cumprimentá-lo com grande gentileza dizendo que já leu os seus livros. Roberto Shinyashiki respondeu “certamente que você não leu os meus livros senão sabia que defendo exatamente o oposto do que me fez aqui!”
 
É esta forma de estar na vida que o escritor defende ao longo da sua obra mostrando que somos todos iguais enquanto humanos e que é com essa autoconfiança e capacidade para nos assumirmos e gostarmos de nós mesmos que somos capazes de valorizar e apreciar os outros. Para isso é preciso humildade. É preciso que saibamos quem somos para que possamos identificar os outros de forma simples e afetuosa e, sabermos colocar-nos no lugar do outro ajuda muito neste processo, já que facilita a compreensão e o encontro com os nossos verdadeiros valores.
 
Roberto Shinyashiki reforça que, cada um de nós deve ter muito presente o seu valor e as suas qualidades para poder estar mais livre de medos e estar descontraído nas mais variadas situações. É a humildade que nos permite libertar o amor e a coragem para sermos quem somos e para termos mais sucesso na vida, sustenta o mesmo autor. Quando somos capazes de apreciar as nossas qualidades, somos capazes de as utilizar melhor e de forma orientada para aquilo que queremos. 
 
Decidimos o que queremos e temos um foco na nossa vida. Temos todas as condições para ter sucesso naquilo que escolhemos, seja no mundo profissional, sentimental, nas amizades, nos estudos e daí por diante.
 
Seja agradecido a quem lhe serviu o café. Um obrigado ajuda-o a ser melhor pessoa e reforça a vontade de ser mais competente do funcionário. Agradeça o gesto de quem lhe deu a vez no transito, reconheça que o sorriso do seu filho é um alimento para o seu dia, “agradeça ao homem que lhe dobrou o para-quedas e lhe salvou a vida”.
 
Fátima Fernandes