Periodicidade: Diária | siga-nos | seja fã
PUB
 
A humildade ajuda-nos a ter mais sucesso na vida
Imprimir Partilhar por email
Segundo o site Significados.com.br, humildade é a qualidade de quem age com simplicidade, uma característica das pessoas que sabem assumir as suas responsabilidades, sem arrogância, prepotência ou soberba.
 
Em teoria, a humildade é tida como uma qualidade bastante positiva e benéfica, onde ninguém é pior ou melhor do que os outros, estando todos no mesmo nível de dignidade, de cordialidade, respeito, simplicidade e honestidade.
 
A humildade é um sentimento de extrema importância, porque faz a pessoa reconhecer as suas próprias limitações, com modéstia e ausência de orgulho.
 
Tendo por base esta abordagem, recorremos ao psiquiatra Roberto Shinyashiki que sugere a humildade como a melhor forma de ter sucesso na vida, uma vez que nos permite estar sempre a aprender algo novo, nos desperta para aquilo que não sabemos e que podemos aprender com os outros, ao mesmo tempo que nos permite libertar amor.
 
Para este especialista, a pessoa humilde é aquela que não é arrogante. É o tipo de pessoa que se consegue colocar no seu lugar e dar-se oportunidade de aprender algo com os outros. É a pessoa que é capaz de agradecer a um desconhecido por algo que lhe fez, tal como é capaz de evidenciar um amigo, um colega ou um familiar quando este fez algo de relevante para si ou para a comunidade.
 
No seu livro A Coragem de Confiar, Roberto Shinyashiki retrata a história de um medico que sem saber que estava na presença deste grande psiquiatra e escritor, passou por ele e pelo filho sem os cumprimentar. Quando soube que estava na presença de um dos nomes mais conhecidos do Brasil, acabou por ir cumprimentá-lo com grande gentileza dizendo que já leu os seus livros. Roberto Shinyashiki respondeu “certamente que você não leu os meus livros senão sabia que defendo exatamente o oposto do que me fez aqui!”
 
É esta forma de estar na vida que o escritor defende ao longo da sua obra mostrando que somos todos iguais enquanto humanos e que é com essa autoconfiança e capacidade para nos assumirmos e gostarmos de nós mesmos que somos capazes de valorizar e apreciar os outros. Para isso é preciso humildade. É preciso que saibamos quem somos para que possamos identificar os outros de forma simples e afetuosa e, sabermos colocar-nos no lugar do outro ajuda muito neste processo, já que facilita a compreensão e o encontro com os nossos verdadeiros valores.
 
Roberto Shinyashiki reforça que, cada um de nós deve ter muito presente o seu valor e as suas qualidades para poder estar mais livre de medos e estar descontraído nas mais variadas situações. É a humildade que nos permite libertar o amor e a coragem para sermos quem somos e para termos mais sucesso na vida, sustenta o mesmo autor. Quando somos capazes de apreciar as nossas qualidades, somos capazes de as utilizar melhor e de forma orientada para aquilo que queremos. 
 
Decidimos o que queremos e temos um foco na nossa vida. Temos todas as condições para ter sucesso naquilo que escolhemos, seja no mundo profissional, sentimental, nas amizades, nos estudos e daí por diante.
 
Seja agradecido a quem lhe serviu o café. Um obrigado ajuda-o a ser melhor pessoa e reforça a vontade de ser mais competente do funcionário. Agradeça o gesto de quem lhe deu a vez no transito, reconheça que o sorriso do seu filho é um alimento para o seu dia, “agradeça ao homem que lhe dobrou o para-quedas e lhe salvou a vida”.
 
Fátima Fernandes
 
 
COMENTÁRIOS
 
PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Homem atacado por cão na Praia de Faro

Homem atacado por cão na Praia de Faro

ver mais
 
 
  
PUB
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Faro recebe a mais dura prova de resistência em bicicleta do mundo

Faro recebe a mais dura prova de resistência em bicicleta do mundo

ver mais
 
Olhão capital do turismo de natureza até domingo

Olhão capital do turismo de natureza até domingo

ver mais
 
Lagos aceita mais competências em 2019 e todas em 2020

Lagos aceita mais competências em 2019 e todas em 2020

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio