“Haja Luz! A Luz quando nasce é para todos?” é o tema que o físico Carlos Fiolhais irá abordar em Loulé, no âmbito do ciclo de conferências “Horizontes do Futuro”, no próximo dia 26 de março, quinta-feira, pelas 21h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Por determinação da UNESCO e da ONU, em 2015 celebra-se em todo o mundo, incluindo Portugal o Ano Internacional da Luz.
Nascido em Lisboa, em 1956, é doutorado em Física pela Universidade de Frankfurt e professor na Universidade de Coimbra. É autor de 140 artigos científicos, entre os quais o mais citado de autores em Portugal. É autor dos livros "Física Divertida", "Nova Física Divertida" e "Darwin aos Tiros e Outras Histórias de Ciência", na Gradiva, entre vários outros, alguns traduzidos e publicados no estrangeiro. Publicou recentemente “História da Ciência em Portugal” e “Biblioteca Joanina”.
Dirigiu a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e dirige hoje o Rómulo - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra. Dirige a área do Conhecimento da Fundação Francisco Manuel dos Santos. Recebeu vários prémios e distinções, entre os quais o prémio Rómulo de Carvalho, o Globo de Ouro da SIC e a Ordem do Infante D. Henrique. É o coordenador da Comissão Nacional de 2015 - Ano Internacional da Luz.