Economia

A maior loja náutica da Europa está em Lagos

Hugo Henriques - administrador da Sopromar – Centro Náutico de Lagos
Hugo Henriques - administrador da Sopromar – Centro Náutico de Lagos  
Prosseguindo o ciclo "Lagos e o Mar", o último Encontro de 5ª Feira, do Grupo dos Amigos de Lagos, teve como convidado Hugo Henriques, administrador da Sopromar – Centro Náutico de Lagos, que falou da oferta que a cidade proporciona com o seu estaleiro naval, um projeto familiar que arrancou em 1975 e ocupa hoje uma área de 3,5 hectares, sendo detentor de equipamentos únicos no país, prestando um serviço de referência a nível internacional.

 
Segundo refere nota do Grupo dos Amigos de Lagos, a empresa atende uma média de 1500 barcos por ano, emprega 74 trabalhadores, dos quais 60 no estaleiro. Possui a maior loja náutica da Europa, onde também se abastece, tendo informatizado a gestão de produtos, espaços e embarcações.
 
A Sopromar, que pretende ampliar-se até aos 50 mil m2, dispõe já de um amplo armazém multifuncional, com instalações para formação do pessoal, incluindo um mini-hotel, para alojar formadores e alguns clientes com barcos em reparação, e possui uma cabine para pintura de iates em qualquer época do ano, única em Portugal. 
 
A formação permanente ao seu pessoal e ao de empresas parceiras decorre nas próprias instalações ou noutros países. Como os barcos são hoje de maior dimensão ou de novas tipologias, a empresa está apetrechada com uma máquina que lhe permite subir catamarãs, havendo na Península somente uma outra, no norte de Espanha.
 
Da parte do público saíram elogios a este projeto empresarial, considerado estratégico, mais algumas questões sobre a gestão de resíduos poluentes produzidos no estaleiro e sobre a adequação da escolaridade secundária profissional oferecida pelo sistema educativo aos empregos criados.
 
Estes encontros, promovidos pelo Grupo dos Amigos de Lagos com o apoio da autarquia, irão prosseguir com uma reflexão sobre a história e atividade do Clube de Vela de Lagos, em data a anunciar, dependendo da reabertura da Biblioteca Dr. Júlio Dantas.