Sociedade

“A nossa cultura sai à rua” na Mexilhoeira Grande

Foto|CM Portimão
Foto|CM Portimão  
Dia 21 de setembro, das 9h30 às 23h00 realiza-se a 7ª edição da “Mexilhoeira Grande - A nossa cultura sai à rua, integrada nas Jornadas Europeias do Património 2019, este ano subordinadas ao tema “Artes Património Lazer”.

 
Este ano a iniciativa tem início às 9h30 com um Passeio pelo Património Natural e Vida Selvagem da Ria de Alvor, organizado pela Divisão de Ambiente da Câmara Municipal de Portimão. Com ponto de encontro às 9h30 na Espargueira – Quinta da Rocha (Ria de Alvor) ou às 9h10 na Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande, onde se disponibiliza transporte para o local. Os interessados em integrar este passeio gratuito, que termina pelas 12h00, deverão inscrever-se através do endereço de email daes@cm-portimao ou através do telefone 282 470 452, esclarece o Município em nota enviada à comunicação social.
 
Das 10h00 às 11h00, “A Nossa Cultura sai à Rua”, associa-se à Cidade Europeia do Desporto com a realização de uma Aula de Yoga no Adro da Igreja da Mexilhoeira Grande. A atividade requer inscrição prévia através do contacto 282 405 232.
 
Às 16h30 inicia-se a festa no Adro da Igreja Matriz com a mostra de artes, saberes e produtos da Mexilhoeira Grande. Na mostra surgem ainda pequenos espaços expositivos dedicados às memórias e vivências da terra, este ano com um quarto tradicional recriado pela associação cultural, social e ambiental “Grão de Areia” e um espaço de representação de algumas atividades de cariz agrícola e rural.
 
A parte da tarde será animada com a partilha das histórias ligadas aos saberes contadas pelos próprios protagonistas das principais atividades de cariz rural da freguesia.
 
A animação musical que contará com a participação do Rancho Folclórico da Figueira, do Grupo de Amigos da Figueira, do Grupo de Cantares Mexilhoeirense, concertinistas e grupo de baile, terá início a partir das 17h30. 
 
Os workshops, as oficinas e os ateliers também têm lugar na programação desta iniciativa e às 18h15, os visitantes podem aprender mais sobre a Arte dos Trapilhos. Este workshop está sujeito a inscrição prévia através do email ana.ramos@cm-portimao.pt e do contacto telefónico 282 405 232.A inscrição para esta atividade também poderá realizada no próprio dia, no recinto da festa. 
 
Ateliers de amassar pão e de agricultura ou oficinas de construções de terra, como a taipa, pintura de cerâmica com pigmentos e trabalho em barro também integram a lista de atividades em que os visitantes poderão participar ao longo de toda a tarde, acrescenta a autarquia.
 
Com a colaboração da empresa de turismo de natureza Burroville, regressam este ano os Passeios de Burro pelas ruas da Mexilhoeira. Os jogos tradicionais estarão presentes com o jogo da macaca, o pião, o berlinde, o jogo do burro, ou o lencinho da botica. Na área dedicada ao património natural da Mexilhoeira será possível participar nos jogos ambientais e ficar a conhecer melhor a fauna e flora da freguesia. Este núcleo será dinamizado pelo biólogo do Município de Portimão, Filipe Bally Jorge.
 
Às 19h00 realizar-se uma visita guiada à Santa Casa da Misericórdia da Mexilhoeira Grande e às 21h30, acontece a recriação da tradição da festa da descasca do milho e debulha, que decorrerá ao som de concertinas. 
 
A terminar a festa, D. Alzira Gonçalves partilha versos, histórias e anedotas e em seguida o habitual conjunto de baile, com Paul (voz) e José Vicente (acordeão).
 
Este evento que é organizado pela Câmara Municipal de Portimão, pelo Museu de Portimão e pela Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande conta com a parceria de associações locais como “Grão de Areia” e “A Rocha”, a Sociedade Recreativa Figueirense, o Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense, a Paróquia da Nossa Senhora da Assunção, da Mexilhoeira Grande, a Santa Casa da Misericórdia da Mexilhoeira Grande e o apoio de toda a comunidade, particulares e comerciantes, que se envolvem, participam e contribuiem para o sucesso desta iniciativa, realça a mesma nota de imprensa da autarquia.