Ambiente

Preservação e potenciação ambiental do Paul de Lagos vai custar 16,5 milhões

 
O executivo da Câmara de Lagos, aprovou a versão final da proposta do Plano de Pormenor do Paul de Lagos, que será submetido à aprovação da Assembleia Municipal.

É objetivo da autarquia, preservar aquela área ambiental, "com características consideradas muito importantes para a conservação da natureza no contexto local e regional".
 
O Paul de Lagos corresponde à única Unidade Operativa de Planeamento e Gestão do Plano Diretor Municipal, a qual será agora concretizada pelo Plano de Pormenor. Segundo refere o Município em comunicado, a proposta final reitera os objetivos a alcançar, com vista à preservação e potenciação do território; o incremento da biodiversidade; a compartimentação e regulamentação de usos; a sensibilização ambiental e patrimonial; e a dinamização do ecoturismo.
 
O programa de execução identifica sete projetos específicos de intervenção, para um horizonte temporal de 10 anos, com início em 2022, representando um valor global de investimento estimado na ordem dos 16,5 milhões de euros, existindo a expetativa de que os mesmos possam vir a merecer apoio financeiro dos fundos comunitários, do Turismo de Portugal e de outros parceiros.
 
O projeto mais dispendioso está ligado à erradicação de espécies exóticas invasoras, devido à dificuldade e morosidade de execução, seguindo-se a criação do Parque Ambiental do Paul de Lagos, projeto a desenvolver numa área de aproximadamente 24,4 ha, mas que está condicionado pela relocalização de equipamentos como o Aeródromo Municipal e o Campo de Tiro. A recuperação e requalificação da Ribeira de Bensafrim, a criação e conceção de um logotipo e sinalética e a criação de um percurso de interpretação do Paul de Lagos, são os três projetos que deverão avançar primeiro.
 
A autarquia informa ainda que a própria elaboração do Plano de Pormenor do Paul de Lagos é uma das ações previstas na candidatura aprovada pelo Programa Operacional CRESC Algarve 2020, sendo cofinanciada a 60% pelo FEDER.