Sociedade

A sociedade precisa de mais pessoas boas. Dicas simples para melhorar a sua conduta

 
Ouvimos muitas vezes dizer que a nossa sociedade tem falta de valores, que precisa de melhores comportamentos, que “alguém” precisa de fazer alguma coisa e, nem sequer paramos para pensar no que cada um de nós pode fazer para dar esse contributo.

 
Estar de bem com a vida implica ter pessoas felizes à nossa volta, viver num ambiente limpo e confortável e sentir prazer em ser, estar e fazer. Garanto-lhe que tudo isso é muito simples se pensar por si e, se aplicar aquilo que sente na sua realidade.
 
Ensine também os mais novos a encontrarem esse seu caminho e, em pouco tempo, terá um grupo maior.
 
Para facilitar a tarefa, deixo aqui algumas dicas que pode adequar ao seu estilo de vida e melhorar sempre que quiser. Boa sorte!
 
1-O primeiro aspeto é não querer mudar os outros, mas sim mudar os seus próprios comportamentos. Concentre-se em si e nas suas ações. Procure relações harmoniosas com os outros. Não faça fofoca, procure aprender com os demais e retire lições de cada experiência de vida.
 
2-Seja cuidadoso com o seu lixo. Separe os recicláveis e coloque-os no local certo. Tenha o mesmo cuidado com o lixo orgânico e, muito importante, apanhe os dejetos dos seus animais de estimação, já que tudo isto será um ponto a seu favor e na imagem que quer dar ao mundo.
 
3-Frequente a biblioteca, leia livros, jornais e revistas. Converse com outras pessoas, sente-se numa esplanada e procure saber como se processa a vida em sociedade. Procure saber mais para poder fazer melhor.
 
4-Evite julgar os outros. Procure locais onde goste de estar e seja um prazer conviver com alguém.
 
5-Vote nos atos eleitorais. Participe na vida do seu bairro e da sua cidade. Procure dar contributos positivos e dentro da lei do país. Seja cumpridor e um ativo positivo para a comunidade.
 
6-Sinta orgulho em si mesmo e tenha prazer em ensinar algo do que sabe aos outros. Aproveite as redes sociais para dar bons exemplos de si mesmo. Não perca tempo com comentários inúteis e destrutivos. Aposte no plano oposto; dê boas ideias para a cidade, troque mensagens com quem tem pensamentos comuns e afaste-se de quem o possa levar a dizer o que não quer e não deve.
 
7-Faça o mesmo fora das redes sociais. Procure pessoas boas, com quem se possa trocar impressões, beber um café, ir a uma festa, etc. Não alimente relações tóxicas e destrutivas. Não alimente críticas que em nada contribuem para melhorar a sua qualidade de vida e a dos outros.
 
8-Cuide si carinhosamente. Invista algum tempo diário para cuidar da sua imagem, da sua casa, do seu conforto, do que mais gosta de fazer. Esse tempo é precioso para se sentir bem.
 
9-Trabalhe com mais empenho, prazer e alegria. Evite conflitos com colegas e procure ser melhor pessoa, seja mais ouvinte e reserve algum tempo fora do trabalho para conversar e descontrair um pouco.
 
10-Dê mais tempo à sua cara-metade, aos seus filhos e à sua vida familiar. Organize o seu dia de forma a poder dar o seu melhor nas várias tarefas, nem que retire algo da sua agenda. Defina prioridades e organize-se para poder ser feliz em vários momentos do seu dia. Às vezes bastam 15 minutos com os filhos, 5 minutos para lavar a louça…
 
11-Dê compreensão em troca dela. Uma relação alimenta-se da partilha. Coloque a sua família no centro da sua vida e só depois a carreira. Com esta opção, terá muito mais sucesso no emprego porque todos o vão ajudar a crescer e a ser melhor. O mesmo se passa no casamento, quanto mais atenção der à sua cara-metade, mais vai colher e melhor será a vossa intimidade, momentos de lazer, em família e com amigos.
 
Se quer desfrutar de uma vida mais plena, dê mais de si em tudo o que tem e faça o melhor que sabe, sem esquecer que pode sempre melhorar se ouvir os outros e se estiver atento a si mesmo. Não custa ser melhor pessoa e rodear-se de boas pessoas, já que são elas que nos incentivam e ajudam a melhorar. É boa pessoa quem convive com boas pessoas!
 
Fátima Fernandes