Passavam 5 minutos das 11 horas da passada sexta-feira, 5 de novembro, quando Loulé participou em mais uma edição de “A Terra Treme”, exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico promovido anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em colaboração com diversas entidades públicas e privadas.
O Serviço Municipal Proteção Civil esteve presente nas sedes de agrupamentos escolares e escolas secundárias do concelho, envolvendo um total de 6488 alunos no evento. Foi adotado o procedimento que pode salvar vidas, contribuindo, desta forma, para a consciencialização e aprendizagem sobre como agir antes, durante e após um sismo. Além dos técnicos da Proteção Civil, a iniciativa contou também com a presença dos Bombeiros e GNR, informa a autarquia louletana em comunicado.
O exercício propriamente dito compreende a prática de 3 gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo. A ação desenrolou-se durante um minuto, no qual os participantes, individual ou coletivamente, executam os 3 gestos de autoproteção: Baixar, Proteger e Aguardar, seguindo de posterior evacuação do espaço para o ponto de encontro.
Este ano assinalou-se a 9ª edição do exercício, data que coincidiu com o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami, efeméride instituída pela ONU.