Sociedade

"A Terra Treme" decorre esta semana num minuto que pode fazer a diferença

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) realiza no próximo dia 15 de novembro, às 11h15, a 7.ª edição do exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico, denominado "A Terra Treme".

PUB
 
O exercício promovido anualmente pela ANEPC, em parceria com a Direção-Geral de Educação e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, visa capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo, conhecendo as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar para se proteger.
 
De acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civi a ação desenrola-se durante de 1 minuto, no qual os participantes, individualmente ou coletivamente (famílias, escolas, empresas, instituições públicas, privadas ou associativas), executam os 3 gestos de autoproteção em caso de sismo: Baixar – Proteger – Aguardar.
 
Para além do meio escolar a ANEPC quer alargar a reflexão e o debate desta temática a outros setores da sociedade civil. Para tal, considera estratégico envolver as organizações – públicas, privadas e associativas – naquilo que diz ser um «desígnio coletivo», procurando unir esforços para envolver toda a sociedade.
 
Por todo o país, os Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS) vão, em conjunto com as comunidades locais, associações de bombeiros, serviços municipais de proteção civil, entre outros agentes de proteção civil e escolas, promover ações de sensibilização - sobre a temática do risco sísmico e as medidas de autoproteção para fazer face ao mesmo - dinamizando a realização do exercício "A Terra Treme", na data e hora convencionadas para o efeito.
 
Para saber mais sobre o exercício foi criado o sítio www.aterratreme.pt, e a hashtag #aterratreme destinada a identificar nas redes sociais as publicações pessoais ou institucionais relacionadas com a iniciativa.
 
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil propõe que para além da participação no exercício propriamente dito, faça a sua inscrição individual e/ou da Instituição no sítio digital (www.aterratreme.pt/inscreva-se); e responda a um inquérito que visa apurar o grau de perceção do risco sísmico (www.aterratreme.pt/inquérito).