Sociedade

“A terra tremeu” hoje para mais de 13 mil portimonenses

Foto|CM Portimão
Foto|CM Portimão  
 
 
A 7.ª edição do exercício “A Terra Treme” teve início a nível nacional às 11h15 desta sexta-feira, 15 de novembro e o executivo camarário, acompanhou conjuntamente com o Serviço Municipal e agentes de Proteção Civil, o desenrolar do exercício de evacuação promovido na Escola Básica Júdice Fialho, na Pedra Mourinha.

 
Um exercício que segundo a autarquia, «serviu também para que os agentes da Proteção Civil Municipal assistissem de perto ao resultado do trabalho de preparação realizado diariamente nas escolas do concelho» no âmbito do Programa Municipal de Sensibilização “A Escola e os Riscos… Preparar para Proteger!”. 
 
À hora marcada todos os alunos executaram os três gestos de autoproteção: baixaram-se sobre os joelhos, colocando-se numa posição que evita a queda durante o sismo, protegeram a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos, procuraram abrigo e aguardaram nessa posição durante um minuto. Seguidamente foram encaminhados para o ponto de encontro, onde chegaram de forma organizada, sendo de realçar que em menos de três minutos toda a comunidade escolar estava no respetivo ponto de encontro, explica nota do Município.
 
Vários técnicos do Serviço Municipal e agentes de Proteção Civil também acompanharam a realização do exercício noutros estabelecimentos de ensino de Portimão nomeadamente nas Escolas Básicas Eng.º Nuno Mergulhão, Major David Neto e Professor José Buísel, na Escola Básica e Secundária da Bemposta, no Centro Escolar do Pontal e na Escola Secundária Poeta António Aleixo.
 
Se em 2018 foram registados mais de 10 mil inscritos, em 2019 o número subiu para mais de 13 mil intervenientes. Ao todo participaram 27 estabelecimentos de ensino neste exercício, desde jardins de infância até aos estabelecimentos de ensino superior.