O serviço de abastecimento de água no concelho fornece uma população residente de 40.828 munícipes.
A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) voltou a atribuir à Câmara Municipal de Albufeira o “Selo de qualidade exemplar de água para consumo humano”, numa cerimónia que teve lugar no passado dia 8 de novembro, durante a 12.ª Expo Conferência da Água, em Lisboa.
Recorde-se que a autarquia já tinha sido premiada em 2013 com este galardão que comprova que o Município de Albufeira fornece uma das melhores águas do País, garantindo todos os critérios previstos nas avaliações da entidade reguladora do setor da água e dos resíduos.
A autarquia realizou a totalidade do número de análises agendadas no programa de controlo da qualidade da água, assim como atingiu os 99% no cumprimento dos valores paramétricos de controlo de rotina (bactérias coliformes e Escherichia coli) e de todos os valores paramétricos de cheiro e sabor, especifica nota de imprensa da Câmara de Albufeira.
José Carlos Rolo, vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira com o pelouro das Águas e Saneamento, referiu estar muito orgulhoso pelo facto de se tratar de uma certificação extremamente rigorosa que “vem evidenciar as boas práticas e o esforço desenvolvido pela Autarquia para prestar um serviço de qualidade e dar garantias aos consumidores de que a água que corre nas torneiras em Albufeira é uma das melhores do País”. O autarca salienta que este reconhecimento permite incentivar ao consumo de água da torneira, “uma água devidamente controlada, mais económica e de fácil acesso”.
Refira-se que o serviço de abastecimento de água no concelho fornece uma população residente de 40.828 munícipes, número que dispara para cerca de 85 mil de população flutuante ao longo de todo o ano e para os 400 mil durante o período do verão. Anualmente, o volume de água distribuído atinge os 11 milhões de metros cúbicos ao longo de um total de 738 quilómetros de condutas.