Sociedade

Águas do Algarve já tem "mega" ETAR Faro Olhão a funcionar

A Águas do Algarve já tem a ETAR de Faro Olhão a funcionar, e em fase de testes.

PUB
 
Antes da construção da ETAR, parte significativa das águas residuais geradas na cidade de Faro eram tratadas na antiga ETAR de Faro Nascente, e parte significativa das águas residuais produzidas na cidade de Olhão eram tratadas na ETAR de Olhão Poente.
 
Segundo indicou ao Algarve Primeiro, Teresa Fernandes, responsável pela área de comunicação e Educação Ambiental da empresa, "estas infraestruturas de tratamento encontravam-se subdimensionadas face às condições de afluência (qualitativa e quantitativa), assentando em sistemas de lagunagem, que se revelavam desadequados face aos níveis de qualidade agora exigidos, além do odor muito ativo, em certas épocas do ano, penalizando os estabelecimentos hoteleiros e habitações nas proximidades".
 
A nova ETAR é assim o resultado de um avultado investimento da Águas do Algarve, que envolve não só a construção da ETAR de Faro-Olhão mas também o Sistema Elevatório de Olhão-Faro, ultrapassando os 21 milhões de euros, com financiamento do Fundo de Coesão, no âmbito do Programa Operacional Temático Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.(POSEUR)
 
A infrastrutura, de acordo com a empresa, vai tratar as águas residuais de uma população de cerca de 113 mil habitantes. 
 
Neste momento, todos os 3 concelhos abrangidas por esta infraestrutura estão ligados à ETAR, a saber: Olhão, Faro e São Brás de Alportel.
 
Foram também reabilitadas 7 estações elevatórias de águas residuais situadas nos Concelhos de Faro e de Olhão, que integram os subsistemas que agora afluem à nova Estação de Tratamento de Águas Residuais.
 
A nova ETAR vai permitir desativar os sistemas de lagunagem dos equipamentos de Faro Nascente e Olhão Poente e ao nível dos processos de tratamento, adotou um sistema inovador – o NEREDA – tendo em vista alcançar elevados níveis de qualidade de tratamento com a menor pegada de carbono possível.
 
A mesma fonte, adiantou que a ETAR de Faro-Olhão "irá dispor de um sistema de tratamento inovador e tecnologicamente avançado, contribuindo para a sustentabilidade técnica, económica, ambiental e social da região em que se insere".
 
A inauguração está prevista para Novembro.
 
Foto relativa à obra: