A Águas do Algarve, S.A. como concessionária em “alta” detentora das concessões de abastecimento de água para consumo humano e tratamento de águas residuais para a região do Algarve, adjudicou a empreitada de reabilitação das Estações Elevatórias de Águas Residuais (EEAR) de Faro e de Olhão, à empresa Aquino Construções, S.A. pelo valor global de 3.824.953,59€ (não inclui o IVA).
Segundo refere a empresa em comunicado as Estações Elevatórias de águas residuais a reabilitar foram integradas no Sistema Multimunicipal de Saneamento do Algarve, sendo que as infraestruturas situadas no Concelho de Faro entraram em funcionamento em 1999 e as infraestruturas situadas no Concelho de Olhão iniciaram a sua atividade em 1991.
Após duas décadas de funcionamento, quer pelas deficiências existentes, quer pelo avançado estado de degradação, a empresa adianta que "torna-se necessário intervir na reabilitação das referidas Estações Elevatórias de Águas Residuais".
De acordo com a Águas do Algarve, as Estações Elevatórias de Águas Residuais a serem intervencionadas são a Estação elevatória da EVA, dos Bombeiros; de São Francisco; Ferragial e Lavadeiras em Faro.
No concelho de Olhão a estações reabilitadas serão a de 11 de Março e do Mercado.
O prazo de execução da empreitada é de 365 dias contados a partir da data da consignação até à data da receção provisória.
Relativamente à construção da nova ETAR de Faro-Olhão, em execução, trata-se de um "avultado" investimento da Águas no Algarve no concelho de Faro, ultrapassando os 21 milhões de euros, com financiamento do Fundo de Coesão, no âmbito do Programa Operacional Temático Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).