Sociedade

Áudio guias desvendam patrimónios de Castro Marim

A NovBaesuris - Empresa Municipal informou em nota de imprensa que lançou o projeto, "À descoberta de Castro Marim com Áudio Guias".

PUB
 
Trata-se de um meio que, associado às novas tecnologias, permite a descrição da riqueza e diversidade patrimonial da vila de Castro Marim, através do uso de dispositivos eletrónicos e digitais com recurso à voz, permitindo aos visitantes aceder a informação relevante sobre a História, património edificado e natureza locais, na sua própria língua de um modo inovador, libertando-os da leitura de textos e de legendas.
 
Os Áudio Guias disponibilizam duas dezenas de pontos informativos de grande interesse  acerca do património  da vila de Castro Marim, designadamente o Castelo e do Forte de São Sebastião, ambos monumentos nacionais, assim como do Mercado Local /Posto de Turismo, Salina Félix e Colina do Revelim de Santo António – Centro de Interpretação do Território e Ermida de Santo António. 
 
Os conteúdos do património da vila de Castro Marim difundidos pelos Áudio Guias, além do português, estão disponíveis também noutros idiomas: espanhol, Inglês e francês. É ainda de referir que cada locução inclui áudio discrição para que os visitantes cegos ou com reduzida capacidade de visão possam usufruir desta experiência. Os visitantes com dificuldades auditivas e utilizadores de aparelhos auditivos, podem ainda usar adaptadores especiais para seu maior conforto. Para o público surdo, pretende-se disponibilizar brevemente uma versão em linguagem gestual. 
 
Esta viagem que convida a desvendar o património cultural e natural de Castro Marim tem como ponto de partida o Mercado Local, que integra o Posto de Informação Turística, onde os turistas terão à disposição toda a informação para programar e empreender a sua visita. 
 
Segundo Célia Brito, Presidente do Conselho de Administração da NovBaesuris, "os Áudios Guias constituem um elemento primordial na política estratégica de desenvolvimento da empresa municipal, que visa a valorização e afirmação dos patrimónios de Castro Marim. Este projeto que agora conhece a luz do dia, exigiu um tempo de gestação e maturação, acreditando-se que responde positivamente às exigências de um turismo de qualidade e excelência para o Baixo Guadiana".