O Algarve Biomedical Center (ABC), através do seu centro de investigação (Algarve Biomedical Center Research Institute, ABC-RI) e em colaboração com investigadores da Universidade do Algarve, vai ser responsável pela realização de estudos pré-clínicos de qualidade, eficácia e segurança de medicamentos para a Agência Europeia do Medicamento (EMA) durante os próximos cinco anos.
A novidade foi hoje anunciada em comunicado, pelo ABC, após uma seleção com base no projeto apresentado, na equipa de investigação e nas condições disponíveis, em que o ABC ficou em primeiro lugar na call internacional que procurava instituições prestadoras de estudos pré-clínicos para a EMA.
"Além de relevante e bem estruturada", de acordo com a EMA, a proposta do ABC, "apresenta os métodos necessários para poder cumprir os objetivos exigidos". É ainda destacada a elevada qualidade da equipa de investigadores que vai ser responsável pela realização destes ensaios essenciais para garantir a segurança dos medicamentos.
O contrato, assinado hoje, representa «o reconhecimento da qualidade e da capacidade técnica do ABC na investigação científica realizada em toda a Europa», explica o Presidente do ABC, Nuno Marques.